ÚLTIMAS NOTÍCIAS


O prognóstico climático para o trimestre outubro-novembro-dezembro de 2019 para o Estado do Paraná é com tendência das temperaturas é de que os valores fiquem próximos a acima da média histórica. O início da estação apresenta maior amplitude térmica ou seja, diferença entre os valores de temperatura máximos e mínimos diários, a qual diminui progressivamente à medida que o verão se aproxima. Grandes variações na temperatura ocorrerão em períodos curtos de horas a poucos dias devido ao rápido deslocamento de frentes frias e tempestades intensas.
O regime das chuvas no Estado do Paraná ao longo da primavera irá acompanhar o comportamento médio histórico, exceto no mês de outubro, que deverá registrar chuva abaixo da climatologia. A ocorrência de chuvas fortes e volumosas, acompanhadas de grande incidência de raios e rajadas de vento fortes, faz parte da climatologia da estação.

Também ocorrências de eventos severos como rajadas de ventos fortes, granizos e grande quantidade de raios fazem parte da climatologia da primavera no Paraná. 

Temperaturas - As temperaturas também apresentam aumento em seus valores médios à medida que a primavera se consolida. As regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litoral apresentam os maiores valores de temperatura mínima e temperatura máxima da primavera.
A estação tem como característica dias progressivamente mais longos e quentes à medida que se aproxima do verão.  


Fonte: Simepar / Antonio Cruz / Agência Brasil)
Postado por Jefferson Silva - Data: 23/09/2019