ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Configurando-se como um espaço para a realização de atividades práticas relacionadas ao Curso de Graduação em Engenharia de Aquicultura, a implantação da Estação de Aquicultura, na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, iniciou a etapa de movimentação do terreno. Serão construídos 10 viveiros escavados de 450m², 1 reservatório de 1000m², e 1 tanque de decantação de 1000m², sistema de drenagem e abastecimento, sistema de coleta de água pluvial através da canalização que já existe no Campus e sistema de abastecimento por bombeamento do córrego localizado junto a área da estação.

A Estação de Aquicultura possibilitará unir os três tripés da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Será um espaço para a realização de aulas práticas relacionadas à piscicultura, qualidade de água, reprodução, nutrição e engorda de peixes, entre outros temas que são abordados em sala de aula, fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem e qualificando a formação dos futuros profissionais. Além de configurar o espaço como um campo para trabalho e pesquisa para docentes e estudantes da Graduação e dos Cursos de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e em Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Conforme relata o docente do Curso de Engenharia de Aquicultura, Marcos Weingartner, “também poderemos utilizar a Estação para a realização de trabalhos adaptados à nossa região e, a partir disso, poderemos trazer produtores para mostrar o que está sendo desenvolvido, disseminando conhecimento sobre as práticas de criação de peixes adequadas à região, visando melhorar a produção aquícola da região. Além disso, a implantação do espaço pode ampliar as chances na obtenção de recursos para pesquisa junto às entidades de fomento, visto que muitos editais de apoio preveem a necessidade de possuir uma infraestrutura mínima, nesse sentido teremos mais possibilidades para conseguir esses recursos, e isso também poderá refletir em maior oferta de bolsas de pesquisa”.
Weingartner salienta que desde que o curso de Engenharia de Aquicultura foi criado já se trabalhava com a questão da implantação da Estação, mas “por diversos motivos, não tínhamos conseguido avançar nesse processo.

 


Fonte: Divulgação UFFS
Postado por Jefferson Silva - Data: 09/10/2019