ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Neste dia 20 de fevereiro o Observatório Social de Laranjeiras do Sul-PR (OSLS) comemora 6 anos de criação,  em 20/02/2014 por iniciativa do ROTARY, OAB, ACILS e outras entidades da sociedade civil organizada, declarado de Utilidade Pública Municipal conforme a Lei Municipal n° 054/2014 de 13/11/2014. Entidade civil autônoma, apolítica e sem fins lucrativos, cujos objetivos são:
Promover a Educação fiscal; produzir, analisar e divulgar informações sobre os órgãos públicos; estimular a participação popular na administração pública; fiscalizar a aplicação dos recursos públicos no município. Além de fomentar a educação para a cidadania, o monitoramento sistemático e ininterrupto das obras novas e de reforma, sempre com intervenções quando necessário. É um espaço para o exercício da cidadania, democrático, apartidário e deve reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.
As ações do OSLS foram se intensificado a partir de 2017, quando seu presidente nesse período o Sr. João Batista Boeira, partiu em busca de um corpo técnico em diversas áreas, conseguindo buscar novos membros das mais variadas categorias representativas de nossa sociedade, empresários, economistas, administradores, contadores, funcionários públicos estaduais e federais, advogados, engenheiros, professores, acadêmicos de diversas áreas do conhecimento, são profissionais que doam seu tempo e sua expertise em prol do bem comum.
Hoje o OSLS atua em diversas frentes de monitoramento em nossa cidade, relata o professor Mauro Provin da Silva, atual presidente do Observatório, onde podemos contar com o apoio irrestrito da UFFS, ACILS, OAB e ROTARY e de diversas empresas mantenedoras das atividades do OSLS, as principais ações desenvolvidas são:
Palestras sobre a Educação fiscal, os impostos e cidadania, nas escolas municipais, nos colégios estaduais, na Escola Técnica e na UFFS;
Monitoramento das obras novas e de reformas das escolas e creches municipais;
Aquisição de materiais escolares para a doação a duas escolas de nosso município;
Participação efetiva em todas as audiências públicas realizadas pela prefeitura Municipal;
Realização do projeto parlamento Jovem em conjunto com a Justiça Eleitoral, Câmara de Vereadores e escolas estaduais;
Firmado termo de cooperação co a Universidade Federal da Fronteira Sul;
Efetuado monitoramento da entrega da merenda, do cardápio e da sua confecção nas escolas e creches municipais;
Criação do site do Observatório Social de Laranjeiras do Sul, com um canal de disque denúncia, totalmente anônimo.
Análise dos trabalhos executados pelo poder legislativo e de suas despesas;
Monitoramento das obras da malha asfáltica em nossa cidade;
Audiência pública entre a secretaria de saúde e os hospitais de nosso município.
Participação do 10º encontro dos Observatórios Sociais do Brasil em Curitiba. 
 O Observatório Social de Laranjeiras do Sul, está organizando um Jantar Beneficente em prol do Casa de repouso São Francisco Xavier, no dia 06 de março, as 20 horas no ITC, com um cardápio muito especial, porco recheado, galeto, lasanhas, arroz e saladas diversas, a um preço de R$ 25,00, os cartões estão sendo vendidos no comércio local (Farmácia  do Tchuco, Farmácia Santa Terezinha, Rotary, Panificadora do Moisés, ACILS e ITC) e com os membros do observatório Social. Ficando aqui o convite a toda população Laranjeirense, que venha prestigiar o evento e se deliciar com um jantar preparado com muita dedicação.

Fonte: Observatório Social
Postado por Eleandro - Data: 20/02/2020

Arquivos Relacionados a Notícia