ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com 74% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede SUS (Sistema Único de Saúde) ocupados e um aumento na procura por atendimento nas últimas 24 horas, a bandeira laranja começou a valer nesta segunda-feira (15) na capital paranaense. A expectativa de Prefeitura de Curitiba é que, com isso, não aconteça um colapso no sistema de saúde, com uma possível falta de vagas no atendimento aos pacientes com sintomas do novo coronavírus.
Segundo Beatriz Battistella Nadas, superintendente executiva da Secretária Municipal de Saúde, um aumento significado de casos na última semana levou a mudança na bandeira. “Nós estamos percebendo na última semana um aumento importante no número de casos; nos atendimentos nas unidades de saúde, teleatendimento e hospitais. Isso faz parte de uma pandemia. Olhando o que aconteceu neste período, tomamos a atitude de mudar para a bandeira laranja, a fim de dar uma freada no ritmo da cidade. Se não fizermos isso, teremos que ir para um lockdown, que não é o que queremos. Estamos tentando diminuir o ritmo da disseminação do vírus”, disse em entrevista à Rádio Banda B, na manhã desta segunda-feira (15).

De acordo com Battistella, todos precisam assumir uma atitude responsável neste momento. “A responsabilidade é individual e também da sociedade. Os espaços coletivos precisam de procedimentos que diminuam a capacidade da gente se contaminar. Muita gente no mesmo local, facilita o contágio. As máscaras precisam ser usadas com consciência, não apenas por obrigação, sendo trocadas e não deixadas no queixo”, salientou.
Por fim, a superintende alertou que ter uma vaga disponível em UTI não significa que se deva relaxar. “Pensar que tem UTI e isso é bom? Não, é melhor não precisar. O vírus é tinhoso, porque se você fica um mês entubado tem uma gravidade muito séria para o restante da vida. Não se têm medicações efetivas ou vacina, então o ideal é você não se contaminar e aguardar no futuro que surja algo mais eficiente. Nossa única arma é se prevenir”, concluiu.

Fonte: www.bandab.com.br
Postado por Digital - Data: 15/06/2020

Arquivos Relacionados a Notícia