ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul vem desenvolvendo experimentos com morangueiro desde 2016. A partir de 2017, na área experimental do Campus, em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), desenvolve experimentos orgânicos com cultivares de morangueiro.
 
A continuidade da parceria entre as instituições se dá através de um acordo entre a UFFS e o Centro de Ciências Agrárias (CAV) da UDESC, e segundo a docente Cláudia Simone Madruga Lima, coordenadora do projeto na UFFS, fazem parte de um projeto maior “Cultivo de Morangueiro Orgânico na Cantuquiriguaçu”, que está dividido em dois experimentos: “comportamento agronômico de diferentes genótipos de morangueiro submetidos a cultivo fora de solo em sistema orgânico se produção”; e “comportamento agronômico de dois genótipos de morangueiro submetidos a diferentes formas cultivo em sistema orgânico de produção”.
 
Neste mês de junho, o Campus recebeu 600 mudas, de quatro genótipos, oriundas do programa de melhoramento da cultura do Morangueiro feito pela UDESC. O projeto é desenvolvido no espaço da horticultura na área experimental da UFFS, lá as mudas são cultivadas em canteiros, slab (sacos de cultivo), calhas e em vasos.
 
Os experimentos têm como objetivo verificar a adaptabilidade destas mudas em sistema orgânico de produção, bem como qual a forma de cultivo (solo, slab, calha ou vaso) mais apropriada para cada genótipo quando se trata do sistema orgânico de produção. Além disso, a pesquisa também pretende identificar qual é o custo para os agricultores produzirem essas cultivares em Laranjeiras do Sul.
 
A coordenadora do projeto destaca que, desde o início da parceria com a UDESC, já foram produzidos, referentes à temática, cinco trabalhos de conclusão de curso, cinco artigos científicos e 30 resumos.
 
Atualmente o projeto tem cinco estudantes envolvidos, todos são acadêmicos do curso de Agronomia do Campus. Os projetos também recebem apoio de produtores de morangueiro de Laranjeiras do Sul e região e de outras instituições.
 
Encontro Técnico da Cultura do Morangueiro
Os experimentos realizados no Campus também motivaram a realização do “Encontro Técnico da Cultura do Morangueiro”, evento que é promovido pela UFFS. O encontro é realizado a cada dois anos e reúne estudantes, pesquisadores, extensionistas, produtores e representantes de diversas entidades, visando discutir aspectos relacionados ao cultivo do morangueiro.


Fonte: Assessoria de Comunicação Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Postado por Jefferson Silva - Data: 26/06/2020

Arquivos Relacionados a Notícia