ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem conseguir comprar o básico para sobreviver nos mercados regionais, um grupo de 28 trabalhadores se uniram para montar seu próprio armazém, em 1844, na cidade de Rochdale-Manchester, no interior da Inglaterra. Surgia então, a “Sociedade dos Probos de Rochdale” — primeira cooperativa moderna.
 
No Brasil, Oficialmente, o movimento cooperativista teve início em 1889, em Minas Gerais, com a fundação da Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto — cujo foco era o consumo de produtos agrícolas. Depois dela, surgiram outras cooperativas em Minas e também nos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Os dados mais recentes do Sistema OCB revelam que o país soma 6.828 cooperativas, aproximadamente 15 milhões de cooperados e 425.318 colaboradores. E, no Paraná, temos atualmente 220 cooperativas registradas no Sistema Ocepar, 2,1 milhões de cooperados, empregando diretamente mais de 107 mil trabalhadores.
A Aliança internacional do cooperativismo definiu como sendo o dia 4 de julho, o dia internacional do cooperativismo, que serve para comemoração dos feitos e ações do cooperativismo.
Aqui em nossa região as cooperativas estão engajadas em diversas ações. O nosso Departamento de Jornalismo, ouviu os representantes da cooperativas da região.
 
Paulo Pinto De Oliveira Filho – Presidente Cooperativa Cooprossel;
Gisélio Linhares -  Gerente regional Sicoob;
Sérgio Bukoviski -  Gerente da Cooperativa Cresol Vale das Águas;
Orlando Muffato - Presidente Sicredi Grandes Lagos PR/SP
Laureci Leal -  Cooperativa de Crédito Crehnor e Associação 8 de junho.
 
 
Ouça o áudio em anexo 

 

Hoje 04 de Julho, dia Internacional do Cooperativismo, parabéns a todos os cooperados em nome da Campo Aberto FM.


Fonte: OCEPAR - OCB - Jornalismo Campo Aberto Fm
Postado por Jefferson Silva - Data: 04/07/2020

Arquivos Relacionados a Notícia