O 13° episódio do “Alimentos Seguros na Cantu Responde” fala sobre “Posso remover o mofo do alimento e comer o resto?”. O quadro é desenvolvido por estudantes da disciplina de Higiene do curso de Engenharia de Alimentos e por bolsistas e voluntários, através do projeto de extensão “Alimentos Seguros na Cantu”, coordenado pela professora-doutora Eduarda Molardi Bainy, e veiculado na Rádio Campo Aberto FM, toda quarta-feira, às 15:30h, dentro do Programa Tarde em Movimento.
No quadro são tiradas dúvidas sobre o preparo de alimentos e também muitas dicas para o preparo correto de alimentos.
Dúvidas podem ser enviadas para o email alimentosuffs@gmail.com que o curso de Engenharia de Alimentos irá responder.
No link (logo abaixo do texto) você confere o áudio do Episódio 13 sobre o “mofo nos alimentos”, com a aluna Simone de Oliveira
Episódio 13:
Tema: “Posso remover o mofo do alimento e comer o resto?”
Com a aluna Simone de Oliveira
Professora/coordenadora: Eduarda Molardi Bainy
O assunto de hoje é: “Posso remover o mofo do alimento e comer o resto? Não é recomendado remover a parte com mofo de alimentos e consumir o restante do alimento. O mofo é formado por vários fungos que podem produzir substâncias tóxicas. E essas toxinas podem não ser eliminadas completamente com a remoção visual do mofo.
Além disso, o mofo pode ter raízes invisíveis ao olho nu que se estendem além da superfície do alimento. Comer alimentos mofados pode levar a problemas de saúde, como intoxicação alimentar e reações alérgicas. É mais seguro jogar fora todo o alimento mofado para evitar qualquer risco à saúde.
Alguns alimentos são mais propensos ao desenvolvimento de fungos, como algumas frutas e vegetais, geleias, pães e queijos frescos. Uma dica importante para evitar o desperdício de alimentos pela presença de mofo é evitar guardar os alimentos por muito tempo, principalmente após abrir a embalagem. E também evite ter um estoque muito grande dos alimentos que podem estragar com mais facilidade, principalmente em época de verão.
Na hora da compra de frutas, legumes e folhosas, é importante conferir se estão frescos e sem vestígios de mofo. No caso de bandejas de morango e outras frutas ou vegetais, não comprar se tiver qualquer presença de mofo.
Os queijos devem ser mantidos sob refrigeração. Depois de abrir a embalagem do queijo, deve-se remover da embalagem original e guardar em um recipiente limpo. As geleias devem ser guardadas na geladeira após abertas. E lembre-se de utilizar utensílios limpos, como facas e colheres, pois irá ajudar a reduzir a chance de deterioração dos alimentos.
Crédito: Projeto de Extensão Alimentos Seguros na Cantu – UFFS – Campus Laranjeiras
CONFIRA abaixo o áudio do 13º episódio
Fonte: Departamento Jornalismo/UFFS
Postado por: Jakeline - Laranjeiras do Sul
29/05/2024