O 14° episódio do “Alimentos Seguros na Cantu Responde” fala sobre “manipulação de alimentos para comercialização”. O quadro é desenvolvido por estudantes da disciplina de Higiene do curso de Engenharia de Alimentos e por bolsistas e voluntários, através do projeto de extensão “Alimentos Seguros na Cantu”, coordenado pela professora-doutora Eduarda Molardi Bainy, e veiculado na Rádio Campo Aberto FM, toda quarta-feira, às 15:30h, dentro do Programa Tarde em Movimento.
No quadro são tiradas dúvidas sobre o preparo de alimentos e também muitas dicas para o preparo correto de alimentos.
Dúvidas podem ser enviadas para o email alimentosuffs@gmail.com que o curso de Engenharia de Alimentos irá responder.
No link (logo abaixo do texto) você confere o áudio do Episódio 14 sobre o “manipulação de alimentos para comercialização”, com a aluna Ana Carla
Episódio 14:
Tema: “Manipulação de alimentos para comercialização”
Com a aluna Ana Carla
Professora/coordenadora: Eduarda Molardi Bainy
Uma dúvida comum que a Vigilância Sanitária recebe é de pessoas que irão começar a produzir alimentos para venda ou que abriram uma lanchonete, restaurante, bar ou similar, e querem saber as orientações básicas para preparar alimentos de forma correta.
Confira as dicas e as orientações básicas para preparar alimentos e bebidas de forma correta para comercialização.
Primeiro, com relação à infraestrutura do local de preparo dos alimentos:
O local de trabalho deve ser limpo e organizado.
A limpeza do ambiente é importante para prevenir e controlar a entrada e abrigo de pragas e insetos, como baratas, ratos, moscas, formigas e outros. Os estabelecimentos devem ser abastecidos com água corrente tratada. Use somente água potável para a higienização e preparo dos alimentos! As superfícies que entram em contato com os alimentos, como bancadas e mesas, devem ser mantidas em bom estado de conservação e de preferência de aço inox.
Na área de preparo, a pia para lavar as mãos não deve ser a mesma para a lavagem dos vasilhames.
Deve haver latas de lixo na cozinha com tampa e pedal para não sujar as mãos. A lixeira deve ser fácil de limpeza. Sempre leve o lixo para fora da área de preparação de alimentos em um saco lacrado e remover sempre quando necessário para não atrair baratas e moscas. Lave as mãos após manusear o lixo.
Os banheiros e vestiários não devem se comunicar diretamente com as áreas de preparo e de armazenamento dos alimentos.
E outro ponto importante é a higiene pessoal: a higiene pessoal também é muito importante, ou seja, esteja sempre limpo. Tome banho diariamente.
Use cabelos presos e cobertos com toucas, não use barba. Retire brincos, pulseiras, anéis, aliança, os adornos pessoais acumulam sujeira e bactérias, além de poderem cair nos alimentos. Lave bem as mãos antes de preparar os alimentos e depois de usar o banheiro, de atender o telefone, de abrir a porta ou quando tocar em dinheiro. Mantenha as unhas curtas e sem esmalte. Preste atenção para não fumar, comer, tossir, espirrar, cantar, assoviar, falar demais ou mexer em dinheiro durante o preparo de alimentos.
Se estiver doente ou com cortes e feridas, não manipule os alimentos. A pessoa doente (com diarreia, vômito, gripe, dor de garganta ou conjuntivite) ou se tiver com machucados como cortes, feridas e arranhões nas mãos, pode apresentar um alto número de microrganismos patogênicos, ou seja, “germes” que podem causar doenças, e que pode facilmente contaminar os alimentos durante o preparo.
É muito importante que você, manipulador de alimentos, participe de cursos de capacitação em higiene pessoal, manipulação higiênica dos alimentos e doenças transmitidas por alimentos.
Crédito: Projeto de Extensão Alimentos Seguros na Cantu – UFFS – Campus Laranjeiras
CONFIRA abaixo o áudio do 14º episódio
Fonte: Departamento Jornalismo
Postado por: Jakeline - Laranjeiras do Sul
05/06/2024