Aconteceu ontem (14/07) no Clube Rancho Alegre a 14ª Conferencia de Assistência Social, com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” a assistente social da UFPR, Luciana Silvestre, participou do evento, e falou a respeito da 14ª Conferencia de Assistência Social, sobre os temas abordados.
Regiane Castro, Secretária de Assistência Social, comentou que os resultados obtidos com a 14ª Conferencia Municipal de Assistência Social, foram surpreendentes, pois a participação do cidadão laranjeirense na discussão dos temas que foram abordados na conferência foi ampla e valeu a pena cada instante com o público presente.
O tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” O título desse post é o tema da 13ª. Conferência Nacional de Assistência Social, convocada extraordinariamente para 2023. A Conferência foi convocada pela Resolução CNAS90 de 21 de dezembro de 2022. A Conferência Nacional de Assistência Social é o espaço por excelência para o debate acerca da política de assistência social e em 2023 será realizada de forma presencial no período de 05 a 08 de dezembro, em Brasília.
“Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” foi discutido a partir de 5 eixos e se observamos as conferencias anteriores vamos encontrar debates similares nos eixos.
Observem os eixos da Conferência de 2023.
EIXO 1 – FINANCIAMENTO: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país;
EIXO 2 – CONTROLE SOCIAL: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;
EIXO 3 – ARTICULAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS: Como potencializar a participação social no SUAS?
EIXO 4 – SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS;
EIXO 5 – BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.
Regiane Castro Secretária de Assistência Social de Laranjeiras do Sul, agradeceu a sociedade em geral que participou do evento, pois a participação de todos é fundamental para a Reconstrução do SUAS.
Galeria de fotos - Radio Campo Aberto FM - A Rádio da Família
Fonte: www.campoabertofm.com.br
Postado por: Osvaldir Pedroso - Laranjeiras do Sul
15/07/2023