O 15° episódio do “Alimentos Seguros na Cantu Responde” fala sobre “o consumo de leite cru”. O quadro é desenvolvido por estudantes da disciplina de Higiene do curso de Engenharia de Alimentos e por bolsistas e voluntários, através do projeto de extensão “Alimentos Seguros na Cantu”, coordenado pela professora-doutora Eduarda Molardi Bainy, e veiculado na Rádio Campo Aberto FM, toda quarta-feira, às 15:30h, dentro do Programa Tarde em Movimento.
No quadro são tiradas dúvidas sobre o preparo de alimentos e também muitas dicas para o preparo correto de alimentos.
Dúvidas podem ser enviadas para o email alimentosuffs@gmail.com que o curso de Engenharia de Alimentos irá responder.
No link (logo abaixo do texto) você confere o áudio do Episódio 15 sobre “consumo de leite cru”, com a aluna Simone de Oliveira
Episódio 15:
Tema: “Tem problema consumir leite cru?”
Com a aluna Simone de Oliveira
Professora/coordenadora: Eduarda Molardi Bainy
É importante não consumir leite e derivados que não sejam pasteurizados. O leite cru pode ser leite de vaca, ovelha ou cabra que não foi submetido ao processo de pasteurização. A pasteurização é um processo que utiliza calor para eliminar as bactérias causadoras de doenças. O leite cru é considerado um dos alimentos mais perigosos devido à possibilidade de conter microrganismos prejudiciais à saúde, podendo ocasionar doenças graves e até mesmo fatais.
Então sabemos que o leite pasteurizado pode ser consumido sem medo porque passou pela pasteurização que mata as bactérias nocivas que podem estar presentes no leite cru. A pasteurização é realizada em temperaturas específicas e por poucos segundos que são estabelecidos pela legislação. Com esses cuidados, o leite pasteurizado é similar à matéria-prima original, ou seja, com pouca alteração nos nutrientes do leite e no sabor.
A pasteurização é importante porque algumas dessas bactérias podem causar doenças como diarreia, vômitos e até infecções graves, especialmente em crianças pequenas, idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido.
Queijos produzidos com leite cru devem ser provenientes de agroindústrias inspecionadas que garante que os produtos possuem os cuidados necessários em toda a cadeia de produção, ou seja, no manejo dos animais, ordenha do leite e na produção do queijo. Os animais devem ser vacinados para não transmitir doenças como tuberculose e brucelose que podem ser transmitidas para as pessoas se o leite estiver contaminado! Então na hora da compra do produto, confira no rótulo se tem o Selo de inspeção municipal (SIM), estadual (SIP) ou federal (SIF).
Então, lembre-se: o leite pasteurizado é seguro para beber porque as bactérias prejudiciais foram eliminadas durante a pasteurização. Sempre compre leite e derivados regularizados que possuem selo de inspeção municipal, estadual ou federal.
Crédito: Projeto de Extensão Alimentos Seguros na Cantu – UFFS – Campus Laranjeiras
CONFIRA abaixo o áudio do 15º episódio
Fonte: Departamento Jornalismo/UFFS
Postado por: Jakeline - Laranjeiras do Sul
12/06/2024