O 16° episódio do “Alimentos Seguros na Cantu Responde” fala sobre “queijo com furinhos”. O quadro é desenvolvido por estudantes da disciplina de Higiene do curso de Engenharia de Alimentos e por bolsistas e voluntários, através do projeto de extensão “Alimentos Seguros na Cantu”, coordenado pela professora-doutora Eduarda Molardi Bainy, e veiculado na Rádio Campo Aberto FM, toda quarta-feira, às 15:30h, dentro do Programa Tarde em Movimento.
No quadro são tiradas dúvidas sobre o preparo de alimentos e também muitas dicas para o preparo correto de alimentos.
Dúvidas podem ser enviadas para o email alimentosuffs@gmail.com que o curso de Engenharia de Alimentos irá responder.
No link (logo abaixo do texto) você confere o áudio do Episódio 16 sobre “queijo com furinhos”, com a aluna Ana Carla
Episódio 16:
Tema: “Queijo com furinhos”
Com a aluna Ana Carla
Professora/coordenadora: Eduarda Molardi Bainy
Já reparam que muitos tipos de queijo possuem furinhos? Algumas pessoas têm dúvidas se tem problema consumir queijos com furinhos. Estes furinhos são chamados de olhaduras. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que nem sempre esses furos fazem bem para a nossa saúde, podendo, até, indicar que há contaminação no queijo. Mas calma, nem todo o queijo com furinhos está contaminado!
Em certos queijos maturados, os furinhos ou olhaduras são características desejadas, produzidas por bactérias benéficas, ou seja, bactérias “boas”, durante a maturação do queijo que conferem sabor, aroma e outras características desejáveis ao produto. Os furinhos, nesse caso, ocorrem devido à formação de gás carbônico pelas bactérias durante o processo de fermentação.
Já nos queijos frescos, estes furos podem indicar sinal de contaminação as olhaduras indicam uma fermentação causada por bactérias indesejadas e que podem ocasionar doenças.
Essas bactérias, chamadas de coliformes fecais, podem surgir devido a falhas no processo de produção, como o uso de água não potável, armazenamento do leite em temperaturas incorretas, a falta de higiene na ordenha do leite e durante a produção, como equipamentos não higienizados corretamente, falta de higiene dos produtores, entre outras causas.
Os furinhos por contaminação podem ter formatos irregulares ou arredondados, não possuem formato característico e ficam espalhados no interior do queijo.
Se ocorrer o consumo de um queijo contaminado, pode levar a uma infecção ou intoxicação alimentar, causando uma gastroenterite, desconforto abdominal, dor de barriga, até sintomas mais graves.
Além disso, tome cuidado com queijos artesanais produzidos com leite cru em queijarias sem inspeção do município, pois podem transmitir também tuberculose e brucelose, se não houver controle dessas doenças nos animais.
Se o queijo for artesanal, confira a origem, e fique atento aos furinhos, você já sabe, pode haver riscos!
Crédito: Projeto de Extensão Alimentos Seguros na Cantu – UFFS – Campus Laranjeiras
CONFIRA abaixo o áudio do 16º episódio
Fonte: Departamento Jornalismo/UFFS
Postado por: Jakeline - Laranjeiras do Sul
19/06/2024