O 19° episódio do “Alimentos Seguros na Cantu Responde” fala sobre a “importância da engenharia de alimentos”. O quadro é desenvolvido por estudantes da disciplina de Higiene do curso de Engenharia de Alimentos e por bolsistas e voluntários, através do projeto de extensão “Alimentos Seguros na Cantu”, coordenado pela professora-doutora Eduarda Molardi Bainy, e veiculado na Rádio Campo Aberto FM, toda quarta-feira, às 15:30h, dentro do Programa Tarde em Movimento.
No quadro são tiradas dúvidas sobre o preparo de alimentos e também muitas dicas para o preparo correto de alimentos.
Dúvidas podem ser enviadas para o email alimentosuffs@gmail.com que o curso de Engenharia de Alimentos irá responder.
No link (logo abaixo do texto) você confere o áudio do Episódio 19 sobre a “importância da engenharia de alimentos”, com a aluna Kamila Silva
Episódio 19:
Tema: “Importância da engenharia de alimentos”
Aluna: Kamila Silva
Professora/coordenadora: Eduarda Molardi Bainy
Você sabia que a carne para o churrasco de domingo e a cerveja gelada que você toma em dias de calor provavelmente passaram pelas mãos de um engenheiro de alimentos?
O profissional da engenharia de alimentos é responsável pela produção e conservação dos alimentos para termos disponibilidade de alimentos para a população, reduzir desperdícios e garantir a qualidade dos alimentos para o consumidor. O principal local de trabalho do especialista é na indústria de alimentos e bebidas, podendo ser agroindústrias familiares ou empresas de grande porte. Emprego não falta para esse profissional, pois as pessoas sempre precisarão se alimentar. A indústria de alimentos é um dos setores que mais cresce no Brasil e mais emprega profissionais.
O engenheiro de alimentos é fundamental para a garantia da segurança alimentar, na inovação de produtos e na otimização dos processos na cadeia de alimentos. Os alimentos produzidos precisam ser saborosos, nutricionalmente balanceados, devem possuir padrões de qualidade e precisam ser produzidos de acordo com as normas sanitárias.
Muitas pessoas confundem engenharia em alimentos com gastronomia ou nutrição, porém são cursos totalmente diferentes. O curso de engenharia em alimentos é mais abrangente, podendo atuar em diversos setores da cadeia de alimentos e em diferentes áreas, como conservação de alimentos, pesquisa, desenvolvimento de produtos, qualidade, embalagem, laboratório, gestão ambiental, segurança do trabalho, entre outras.
Se ainda tiver alguma dúvida sobre esse assunto, pode entrar em contato conosco, através do Instagram @alimentosUFFS que o curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal da Fronteira Sul terá prazer em responder sua pergunta.
Crédito: Projeto de Extensão Alimentos Seguros na Cantu – UFFS – Campus Laranjeiras
CONFIRA abaixo o áudio do 19º episódio
Fonte: Departamento Jornalismo/UFFS
Postado por: Jakeline - Laranjeiras do Sul
10/07/2024