Desde a semana passada a Rádio Campo Aberto está trazendo uma novidade. É o quadro “Alimentos Seguros na Cantu Responde”, desenvolvido por estudantes da disciplina de Higiene do curso de Engenharia de Alimentos e por bolsistas e voluntários, através do projeto de extensão “Alimentos Seguros na Cantu”, coordenado pela professora-doutora Eduarda Molardi Bainy.
No quadro são tiradas dúvidas sobre o preparo de alimentos e também muitas dicas para o preparo correto de alimentos.
O quadro vai ao ar toda quarta-feira, às 15:30h, dentro do Programa Tarde em Movimento.
Dúvidas podem ser enviadas para o email alimentosuffs@gmail.com que o curso de Engenharia de Alimentos irá responder.
O 2° episódio é sobre a temperatura dos alimentos, com o aluno Vitor Augusto, confira no link, logo abaixo do texto.
No link (logo abaixo do texto) você confere o áudio do Episódio 02 com o tema “Temperatura dos alimentos”, com o aluno Vitor Augusto.
Episódio 02:
Tema: Temperatura dos alimentos
Aluno: Vitor Augusto
Professora/coordenadora: Eduarda Molardi Bainy
TEMPERATURA DOS ALIMENTOS
“Por que não posso deixar os alimentos que preparei, como arroz, feijão e carnes em temperatura ambiente? Algumas práticas comuns são: deixar a comida nas panelas e guardar somente depois de várias horas ou à noite. Outra prática incorreta é deixar maionese, tortas salgadas e doces, e sobremesas em temperatura ambiente, mesmo no verão. E tem problema colocar salgados fritos ou assados em temperatura ambiente na lanchonete?
Primeira dúvida, não se deve deixar os alimentos, como arroz, feijão, carnes, salgados, tortas e outros alimentos cozidos em temperatura ambiente por mais de 2 horas. A temperatura ambiente está em uma faixa de temperatura que chamamos de zona de perigo. Nessa faixa de temperatura, os germes, ou seja, os microrganismos perigosos que causam doenças, crescem muito rapidamente. Logo, se deixar as panelas com alimentos cozidos no fogão desligado ou no forno desligado, poderá ocasionar doenças pelo consumo desses alimentos.
Isso pode ocorrer principalmente em crianças menores de 5 anos, idosos, grávidas e pessoas com imunidade baixa, que estão no chamado de grupo de risco, que tem mais chance de desenvolver doenças transmitidas por alimentos.
Então, é preciso remover os alimentos cozidos das panelas, colocar os alimentos em potes grandes, e quando tiver reduzido um pouco a temperatura, podem ser colocados na geladeira. Se não gosta da formação de água nas tampas, pode fechar os potes com as tampas, somente depois que o alimento estiver frio.
O mesmo cuidado deve ser feito para tortas e sobremesas doces, como pudins, quindins, entre outros, que devem ser mantidas na geladeira. Não pode deixar esses alimentos em temperatura ambiente!
E no verão, com temperaturas mais altas, os microrganismos que causam doenças se multiplicam ainda mais rapidamente! Então muito cuidado com as temperaturas de armazenamento dos seus alimentos.
Outra questão importante, são os salgados fritos ou assados de lanchonetes. Estes alimentos devem sempre estar em estufas aquecidas com uma temperatura maior que 60°C, para conseguir um alimento seguro, ou seja, que não causa doenças aos consumidores.
Essa temperatura elevada ajuda a proteger os alimentos, pois os microrganismos patogênicos que causam doenças não se desenvolvem nessa faixa de temperatura. Porém, se o alimento não ficar na estufa quente, ele deve ser consumido em no máximo duas horas.
Uma dica: os salgados podem ser guardados refrigerados ou congelados, e pode aquecer ou fritar somente na hora de consumir.
Podemos aplicar estes cuidados na hora da compra também, organizando a sequência de compras, ou seja, deixando os alimentos frescos, resfriados e congelados por último. Assim diminuímos a chance do crescimento dos microrganismos.
Lembre que, quando você prepara um alimento, é necessário amor e cuidado com o próximo, para que o seu alimento não cause doenças para quem o consuma. E se você produz alimentos para venda, o cuidado com a qualidade e segurança dos alimentos irá trazer mais clientes satisfeitos e lucro para seu estabelecimento!
Se ainda tiver alguma dúvida sobre esse assunto, pode entrar em contato pelo email informado, que o curso de Engenharia de alimentos da UFFS terá o prazer de responder a sua pergunta.”
Crédito: Projeto de Extensão Alimentos Seguros na Cantu – UFFS – Campus Laranjeiras
CONFIRA abaixo o áudio do 2º Episódio
Fonte: Departamento Jornalismo
Postado por: Jakeline - Laranjeiras do Sul
14/03/2024