O terceiro episódio do “Alimentos Seguros na Cantu Responde”, é sobre a manipulação do ovo.
O quadro é desenvolvido por estudantes da disciplina de Higiene do curso de Engenharia de Alimentos e por bolsistas e voluntários, através do projeto de extensão “Alimentos Seguros na Cantu”, coordenado pela professora-doutora Eduarda Molardi Bainy, e veiculado na Rádio Campo Aberto FM, toda quarta-feira, às 15:30h, dentro do Programa Tarde em Movimento.
No quadro são tiradas dúvidas sobre o preparo de alimentos e também muitas dicas para o preparo correto de alimentos.
Dúvidas podem ser enviadas para o email alimentosuffs@gmail.com que o curso de Engenharia de Alimentos irá responder.
No link (logo abaixo do texto) você confere o áudio do Episódio 03 com o tema “Posso comer ovos fritos com gema mole ou ovos crus?”, com a aluna Joyce Taira
Episódio 03:
Tema: Posso comer ovos fritos com gema mole ou ovos crus?
Aluna: Joyce Taira
Professora/coordenadora: Eduarda Molardi Bainy
“Posso comer ovos fritos com gema mole? Uma prática comum nas casas e festas é fazer maionese com ovos crus e também outros alimentos com ovos crus, como sobremesas, cremes e mousses com gemas ou claras cruas. Tem algum problema esses preparos?”
Não é recomendado comer ovos com gemas moles ou ovos crus, pois podem estar contaminados com salmonella, que é uma bactéria que pode causar doenças. Um exemplo, é um churrasco em família, onde é feita uma maionese tradicional com ovo cru e após 12 a 36 horas as pessoas começarem a passar mal, podendo apresentar enjoos, dores abdominais, diarreia, vômito, febre e em casos mais graves podendo vir a óbito.
A melhor forma de evitar isso é: ovos cozidos devem ser fervidos por no mínimo 7 minutos. Os ovos fritos devem ser fritos até que a gema, a parte amarela, esteja dura (firme).
Para maionese caseira, pode usar a gema cozida, ao invés da gema crua, que irá fornecer o sabor agradável de ovo para sua maionese.
Para outras preparações, cozinhe bem os alimentos, e os mantenha refrigerados após preparados, para evitar doenças.
Lembre que quando você prepara um alimento é necessário amor e cuidado com o próximo, para que o seu alimento não cause doenças para quem o consuma. E se você produz alimentos para venda, o cuidado com a qualidade e segurança dos alimentos irá trazer mais clientes satisfeitos e lucro para seu estabelecimento!
Crédito: Projeto de Extensão Alimentos Seguros na Cantu – UFFS – Campus Laranjeiras
CONFIRA abaixo o áudio do 3º Episódio
Fonte: Departamento Jornalismo
Postado por: Jakeline - Laranjeiras do Sul
20/03/2024