O quarto episódio do “Alimentos Seguros na Cantu Responde”, é sobre carne mal passada. O quadro é desenvolvido por estudantes da disciplina de Higiene do curso de Engenharia de Alimentos e por bolsistas e voluntários, através do projeto de extensão “Alimentos Seguros na Cantu”, coordenado pela professora-doutora Eduarda Molardi Bainy, e veiculado na Rádio Campo Aberto FM, toda quarta-feira, às 15:30h, dentro do Programa Tarde em Movimento.
No quadro são tiradas dúvidas sobre o preparo de alimentos e também muitas dicas para o preparo correto de alimentos.
Dúvidas podem ser enviadas para o email alimentosuffs@gmail.com que o curso de Engenharia de Alimentos irá responder.
No link (logo abaixo do texto) você confere o áudio do Episódio 04 com o tema “Carne mal passada?”, com a aluna Joyce Taira
Episódio 03:
Tema: Carne mal passada
Aluna: Joyce Taira
Professora/coordenadora: Eduarda Molardi Bainy
Uma pergunta muito comum quando preparamos alimentos é: “É seguro consumir carnes mal-passadas? E qual é o ponto recomendado para evitar doenças?
Não, não é seguro comer carnes mal passadas, pois existe um risco de se contaminar com microrganismo/bactérias, que podem causar doenças e prejudicar a sua saúde e a de seus familiares.
A melhor forma de identificar o ponto correto, para evitar doenças, é através da temperatura: cozinhe a carne até atingir 70ºC, assim garantindo a eliminação dos microrganismo que podem causar doenças.
Cozinhe a carne por igual, por dentro e por fora, não deixando a carne crua ou queimada. É importante que o interior e os sucos das carnes estejam claros. Não podem estar com uma coloração vermelha ou rosada.
Uma dica é usar termômetro espeto para alimentos que você pode encontrar em algumas lojas de variedades por (mais ou menos R$ 20,00), também podendo ser utilizado em diversos outros preparos.
Antes e depois de utilizar o termômetro é importante limpar a ponta do termômetro com água e detergente, e passar álcool 70% para evitar contaminações externas. Para usar o termômetro é fácil: coloque o termômetro no centro da carne, certificando de que não está encostando no osso e cozinhe até atingir 70 ºC.
Crédito: Projeto de Extensão Alimentos Seguros na Cantu – UFFS – Campus Laranjeiras
CONFIRA abaixo o áudio do 4º Episódio
Fonte: Departamento Jornalismo/UFFS
Postado por: Jakeline - Laranjeiras do Sul
27/03/2024