O quarto episódio do “Alimentos Seguros na Cantu Responde”, é sobre lavar, ou não, carne e ovos.
O quadro é desenvolvido por estudantes da disciplina de Higiene do curso de Engenharia de Alimentos e por bolsistas e voluntários, através do projeto de extensão “Alimentos Seguros na Cantu”, coordenado pela professora-doutora Eduarda Molardi Bainy, e veiculado na Rádio Campo Aberto FM, toda quarta-feira, às 15:30h, dentro do Programa Tarde em Movimento.
No quadro são tiradas dúvidas sobre o preparo de alimentos e também muitas dicas para o preparo correto de alimentos.
Dúvidas podem ser enviadas para o email alimentosuffs@gmail.com que o curso de Engenharia de Alimentos irá responder.
No link (logo abaixo do texto) você confere o áudio do Episódio 05 com o tema “Lavar, ou não, carne e ovos”, com a aluna Julia Eduarda Siqueira
Episódio 05:
Tema: Lavar, ou não, carnes e ovos
Aluna: Julia Eduarda Siqueira
Professora/coordenadora: Eduarda Molardi Bainy
"Devo lavar frango e outras carnes na pia? É preciso lavar os ovos antes de colocar na geladeira ou antes de usar? Preciso lavar as mãos quando estiver cozinhando diferentes alimentos? E quais cuidados preciso tomar quando cozinhando alimentos crus, não lavados e cozidos?"
Primeiro, não se deve lavar frango e outras carnes cruas na pia! Pois irá contaminar toda a pia e louças que estiverem dentro da mesma com possíveis germes, como bactérias, que podem estar presentes em carnes cruas. Além disso, pode haver contaminação das carnes com bactérias presentes na pia e no ralo.
Sobre a lavagem dos ovos, também não é recomendado. A lavagem de ovos de procedência é feita pelas granjas que tem todo cuidado e um procedimento para a higienização correta e automatizada dos ovos. Pode lavar os ovos somente com água, e antes de usar se tiver alguma sujeira na casca.
Outra dúvida comum é sobre a lavagem das mãos durante o preparo dos alimentos. Esse procedimento é muito importante! A falta de lavagem das mãos pode fazer com que ocorra uma contaminação cruzada, como por exemplo, contaminar um tomate que será consumido como salada com as mãos sujas com frango cru que pode conter bactérias que causam doenças.
Além disso, os utensílios, como as tábuas de cortes, facas, entre outros, também devem ser higienizados para não ocorrer essa contaminação cruzada.
Se você trabalha em cozinhas de restaurantes, lanchonetes e outros serviços de alimentação, já deve saber que não se deve usar tabuas, colheres e outros utensílios de madeira, pois essas são de difícil higienização. Recomenda-se o uso de tabuas de vidro e de polietileno, e colheres de plástico, que são de mais fácil higienização.
E sobre os cuidados que é preciso tomar quando trabalhamos com alimentos crus, não lavados e cozidos. É muito importante que os alimentos sejam cozidos por completo, principalmente as carnes, frango, ovos e pescados. Alimentos como sopa e refogados devem ser fervidos para ter certeza de que atingiram a temperatura de no mínimo 70°C, pois nessa temperatura elimina os microrganismos. Além disso, o armazenamento dos alimentos crus, cozidos e não lavados deve ser feito em locais diferentes e em sacos plásticos e potes separados.
Lembre-se que, quando você prepara um alimento, é necessário amor e cuidado com o próximo, para que o seu alimento não cause doenças para quem o consuma. E se você produz alimentos para venda, o cuidado com a qualidade e segurança dos alimentos irá trazer mais clientes satisfeitos e lucro para seu estabelecimento!
Crédito: Projeto de Extensão Alimentos Seguros na Cantu – UFFS – Campus Laranjeiras
CONFIRA abaixo o áudio do 5º Episódio
Fonte: Departamento Jornalismo/UFFS
Postado por: Jakeline - Laranjeiras do Sul
03/04/2024