O oitavo episódio do “Alimentos Seguros na Cantu Responde” dá sequência à parte 2 sobre a higienização de frutas e hortaliças de forma correta. O quadro é desenvolvido por estudantes da disciplina de Higiene do curso de Engenharia de Alimentos e por bolsistas e voluntários, através do projeto de extensão “Alimentos Seguros na Cantu”, coordenado pela professora-doutora Eduarda Molardi Bainy, e veiculado na Rádio Campo Aberto FM, toda quarta-feira, às 15:30h, dentro do Programa Tarde em Movimento.
No quadro são tiradas dúvidas sobre o preparo de alimentos e também muitas dicas para o preparo correto de alimentos.
Dúvidas podem ser enviadas para o email alimentosuffs@gmail.com que o curso de Engenharia de Alimentos irá responder.
No link (logo abaixo do texto) você confere o áudio do Episódio 08 com a segunda parte de “higienização de frutas e hortaliças de forma correta”, com a aluna Simone de Oliveira
Episódio 08:
Tema: Higienização de frutas e hortaliças de forma correta (Parte 02)
Aluna: Simone de Oliveira
Professora/coordenadora: Eduarda Molardi Bainy
Outra dúvida é: preciso usar detergente para higienizar as frutas e vegetais? Não se deve usar detergente e sim somente a água sanitária e água. Lembre-se da medida: é uma colher de água sanitária para cada litro de água, por no mínimo 10 minutos. E depois de enxaguar bem, os vegetais estão prontos para o consumo.
E outra dúvida é: mas por que usar água sanitária? Somente água não é suficiente? A água sanitária destrói as bactérias patogênicas, os vírus e os parasitas, que causam doenças as pessoas. Somente o uso de água não é suficiente pois ela não tem a capacidade de eliminar os microrganismos que possam estar presentes nos alimentos.
É necessário higienizar todas as frutas e hortaliças? Sim, é recomendado higienizar todas as frutas e as hortaliças, principalmente as que serão consumidas cruas ou com a casca, antes de consumi-las.
Mesmo que as frutas e vegetais pareçam limpos por fora, eles podem conter resíduos de pesticidas, sujeira, bactérias e outros contaminantes que podem representar riscos à saúde se ingeridos.
Não se esqueça que ‘pequenos atos podem evitar grandes transtornos’.
Se ainda tiver alguma dúvida sobre esse assunto, pode entrar em contato que o curso de Engenharia de alimentos da UFFS terá prazer de responder a sua pergunta!
Crédito: Projeto de Extensão Alimentos Seguros na Cantu – UFFS – Campus Laranjeiras
CONFIRA abaixo o áudio do 8º Episódio
Fonte: Departamento Jornalismo/UFFS
Postado por: Jakeline - Laranjeiras do Sul
24/04/2024