O nono episódio do “Alimentos Seguros na Cantu Responde” fala sobre as cinco chaves para uma alimentação mais segura. O quadro é desenvolvido por estudantes da disciplina de Higiene do curso de Engenharia de Alimentos e por bolsistas e voluntários, através do projeto de extensão “Alimentos Seguros na Cantu”, coordenado pela professora-doutora Eduarda Molardi Bainy, e veiculado na Rádio Campo Aberto FM, toda quarta-feira, às 15:30h, dentro do Programa Tarde em Movimento. Mas nesta semana, por conta do feriado, o quadro foi ao ar na quinta-feira, 2.
No quadro são tiradas dúvidas sobre o preparo de alimentos e também muitas dicas para o preparo correto de alimentos.
Dúvidas podem ser enviadas para o email alimentosuffs@gmail.com que o curso de Engenharia de Alimentos irá responder.
No link (logo abaixo do texto) você confere o áudio do Episódio 09 sobre as “cinco chaves para uma alimentação mais segura”, com a aluna Simone de Oliveira
Episódio 09:
Tema: Cinco chaves para uma alimentação mais segura
Com Eduarda Molardi Bainy
Professora/coordenadora: Eduarda Molardi Bainy
Todos nós, do campo à mesa, somos responsáveis em garantir que os alimentos que comemos estejam seguros e que não prejudiquem nossa saúde.
As cinco chaves para uma alimentação segura são recomendações da Organização Mundial da Saúde para produção de alimentos seguros, ou seja, que não causam doenças transmitidas por alimentos.
Confira um resumo das 5 Chaves abaixo:
• Chave 1: Mantenha a limpeza. Isso significa lavar as mãos e os utensílios de cozinha durante o preparo dos alimentos.
• Chave 2: Separe os alimentos crus dos cozidos, para evitar a contaminação entre alimentos.
• Chave 3: Cozinhe completamente os alimentos, especialmente carnes e ovos, para eliminar os microrganismos que podem causar doenças.
• Chave 4: Mantenha os alimentos em temperaturas seguras, ou seja, refrigerados ou congelados. E as comidas quentes devem ser mantidas em temperaturas acima de 60°C. Não descongele alimentos a temperatura ambiente, o descongelamento deve ser feito na geladeira.
• Chave 5: Use água e produtos de origens seguras. Consuma água tratada. Não consuma alimentos de procedência duvidosa, como leite cru. Não utilize alimentos vencidos. Higienize as frutas e hortaliças antes de consumi-las, principalmente quando consumidas cruas.
Crédito: Projeto de Extensão Alimentos Seguros na Cantu – UFFS – Campus Laranjeiras
CONFIRA abaixo o áudio do 9º Episódio
Fonte: Departamento Jornalismo/UFFS
Postado por: Jakeline - Laranjeiras do Sul
04/05/2024