A Aldeia Indígena Boa Vista, localizada no município de Laranjeiras do Sul, está promovendo até o dia 9 de agosto, a Semana Cultural no Colégio Estadual Indígena Ko Homu.
O evento que tem como objetivo valorizar a cultura Indígena, suas tradições e seus costumes, e também conscientizar a população sobre a inclusão dos povos indígenas, está sendo realizado nesta semana que antecede o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado em 09 de agosto.
Esta data foi criada pelas Nações Unidas em 1994 para homenagear as tradições e conscientizar sobre a inclusão dos Povos Indígenas, e marca um instrumento de luta e apoio, bem como possibilita reflexões e debates sobre o cenário atual e valorização das práticas Indígenas no contexto mundial.
Os povos Indígenas são agrupamentos humanos considerados os primeiros habitantes do nosso território.
No Brasil os Indígenas vivem em vastas extensões territoriais desde muito antes da chegada dos Portugueses no ano de 1.500.
O Paraná contabiliza aproximadamente 9.120 pessoas distribuídas em 13 Terras Indígenas.
A aldeia Indígena Boa Vista, pertence ao Povo Kaigang, onde a organização social é marcada por um sistema de metades denominadas Kamé e Kairu que classificam os parentes, os não parentes, os humanos, as plantas, os animais e os espíritos.
Entre as regras está a descendência patrilinear, a nominação e as práticas rituais.
Entre os kaigang há complementariedade entre conhecimento transmitido pela via materna e paterna, onde o pai transmite os bens materiais, conhecimentos específicos e religiosos.
Durante esta semana que antecede o dia Internacional dos Povos Indígenas, a Comunidade Indígena Boa Vista estará realizando a Semana Cultural, onde todos os alunos da Escola Estadual Ko Homu estarão praticando a dança, o artesanato, jogos Indígenas e preparando comidas típicas.
Fonte: www.radiocampoabertofm.com.br
Postado por: Osvaldir Pedroso - Laranjeiras do Sul
05/08/2024