No último sábado (20), o Assentamento 8 de Junho, em Laranjeiras do Sul, sediou a Plenária Regional, que reuniu deputados, lideranças políticas e comunitárias, além de dezenas de famílias da região. O encontro teve como foco a avaliação das políticas públicas articuladas pelo deputado federal Helton Welter e o debate sobre a crise do leite, que afeta diretamente agricultores familiares da região.
Prestação de contas e apoio à agricultura familiar
O deputado Helton Welter destacou a importância do diálogo com a comunidade e fez uma prestação de contas das ações de seu mandato.
“Eu vim aqui para fazer uma espécie de prestação de contas e também ouvir a nossa comunidade da Cantú. Vieram muitas lideranças, forças políticas regionais, prefeitos, vereadores, comunidades indígenas e representantes da universidade. Trabalho em Brasília para garantir crédito com juro baixo, assistência técnica e mercado para os agricultores familiares. Quando a agricultura familiar é fortalecida, toda a economia local ganha”, ressaltou Welter.
O parlamentar também defendeu o fortalecimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ampliando a compra de alimentos da agricultura familiar para escolas e instituições públicas.
Sindicato e FETAEP apontam crise do leite como prioridade
O presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (FETAEP), Alexandre Leal dos Santos, reforçou que a organização dos agricultores é fundamental para enfrentar os desafios da produção de leite.
“Uma das pautas mais urgentes é a crise do leite. Estamos vendo quedas de até 60 centavos no preço do litro, o que inviabiliza muitos produtores. Na próxima semana estarei em Brasília com a Contag e no Congresso Nacional para tratar diretamente com o governo sobre essa situação, além de discutir o Programa Nacional de Crédito Fundiário e o Plano Safra”, explicou Alexandre.
Ele ainda convocou agricultores não sindicalizados a se associarem aos sindicatos locais e lembrou o prazo para a entrega do ITR, que vai até 30 de setembro.
Produtores pedem investigação sobre preços do leite
O produtor rural Pedro Ivo, um dos palestrantes da plenária, foi enfático ao afirmar que a atual situação do leite pode caracterizar um cartel.
“Tem gente que já perdeu mais de 80 centavos por litro de leite. O problema é que o preço caiu para o produtor, mas não caiu para o consumidor. Isso alguém precisa explicar. Estamos estudando medidas jurídicas para denunciar essa prática e buscar uma investigação”, destacou.
Participação ampla da comunidade
O encontro contou ainda com a presença do prefeito de Laranjeiras do Sul, Jaison Mendes, do vereador Tarso Campigoto e outras lideranças políticas regionais, lideranças indígenas, representantes da universidade e sindicatos rurais.
A plenária reforçou a necessidade de união entre agricultores, entidades e poder público para enfrentar os desafios da agricultura familiar, especialmente no setor leiteiro, considerado estratégico para a economia local e regional.
Fonte: RCA
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
23/09/2025