Nesta quinta-feira (27) a força-tarefa de buscas continua os trabalhos na C.Vale em Palotina. A explosão causou ao menos sete mortes, 12 feridos além de um desaparecido, segundo o Corpo de Bombeiros.
De acordo com o Governo do Estado, a corporação já disponibilizou dezenas de socorristas e cães farejadores de Palotina, Cascavel e Toledo, os feridos estão sendo levados para atendimento nessas três cidades. Além disso, o Corpo de Bombeiros enviou para Palotina, em dois voos com aeronaves da Casa Militar do Paraná, ainda na noite desta quarta-feira, 14 bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), equipe especializada da corporação. Dois cães também seguiram nesses voos.
“Provavelmente essa é uma explosão por pó. Então esse é um ambiente confinado, ele é extremamente perigoso, existem partículas de pó em suspensão no ar, essas partículas são combustíveis, então qualquer fagulha pode gerar uma explosão. Então essa primeira explosão feita próximo ao armazém número três, gerou explosão nos outros quatro armazéns próximos. Então nós temos quatro armazéns com explosões e estruturas colapsadas”, disse o capitão do Corpo de Bombeiros Guilherme Rodrigues .
NOTA - CORPO DE BOMBEIROS - 3H
PALOTINA - C-VALE
O Corpo de Bombeiros atualizou às 3 horas desta quinta-feira, dia 27 de julho, as informações relativas à explosão de armazém de grãos em Palotina, no Oeste do Estado. No momento são sete óbitos confirmados, já entregues para a Polícia Científica, 12 vítimas encaminhadas para hospitais da cidade e região e uma vítima continua desaparecida.
PRONUNCIAMENTO DA C.VALE
A C.Vale se pronunciou sobre a fatalidade registrada em Palotina no Oeste do Paraná. Confira na íntegra a nota de esclarecimento da cooperativa.
“A C.Vale comunica aos seus associados e comunidade em geral que nesta quarta-feira, 26 de julho, às 16h50, um sinistro de grandes proporções atingiu nossa unidade central de recebimentos de grãos em Palotina, oeste do Paraná, devido a causas ainda não identificadas.
No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas.
No momento, todas as equipes de segurança da cooperativa estão ativas colaborando com autoridades públicas envolvidas, visando minimizar efeitos desse lamentável evento.
Assim que todas as variáveis forem identificadas e apuradas as repercussões geradas pelo incidente, nova nota de esclarecimento será emitida pela equipe de gerenciamento de crise instalada nessa oportunidade”, disse a cooperativa.
Fonte: Sou Agro - UOL
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
27/07/2023