Nesta quarta-feira (20) a Polícia Militar de Cantagalo/PR foi acionada para dar atendimento à uma ocorrência de furto de animais em uma propriedade rural do município.
No local, a equipe da Patrulha Rural foi informada que alguns veículos estariam nos fundos de uma fazenda e provavelmente seriam utilizados na prática de furto de animais.
Em contato com a filha do proprietário da fazenda, esta relatou que nos últimos dias havia dado falta de alguns bezerros de aproximadamente 150 kg, embora não tivesse realizado contagem exata do rebanho.
De posse das informações, a equipe iniciou buscas na região, localizando três veículos parados à beira de uma cerca. Com a aproximação policial, um indivíduo tentou fugir, vindo a se enroscar em um arame farpado, sendo abordado em seguida.
Durante buscas em um dos veículos, foi localizada uma caixa de munição.
Conversado com o indivíduo detido, este relatou que em um curral situado em uma comunidade próxima, havia uma novilha furtada em data anterior, pertencente à fazenda alvo da denúncia.
A equipe deslocou-se até o local, encontrando o animal de aproximadamente 5 meses, raça Canchim, cor cinza, pesando entre 150 e 180 kg. No curral, verificou-se que o animal estava sem água e alimento há cerca de dois dias.
Ainda segundo relato do detido, os animais eram laçados, amarrados e arrastados até a via pública, onde eram carregados nos veículos. No local ainda constatou-se que a cerca havia sido cortada, provavelmente para facilitar o carregamento. O proprietário da novilha foi avisado e reconheceu o animal como sendo de sua fazenda.
Na sequência foi realizada busca domiciliar na casa do mesmo indivíduo, sendo encontrada uma arma artesanal do tipo garrucha, carregada com uma munição intacta, além de mais três munições.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao autor, o qual foi encaminhado à 2ª SDP de Laranjeiras do Sul/PR, para os procedimentos de Polícia Judiciária.
Fonte: PM/PR
Postado por: Adilson - Cantagalo
21/08/2025