O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), com apoio das prefeituras, busca o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses.
O Programa está no contexto da Saúde Única, que relaciona a saúde ambiental, animal e humana, conscientizando a população sobre a importância da castração na saúde dos animais, na prevenção de abandono, evitando ninhadas indesejáveis e quanto à importância da vacinação, desvermifugação e visitas periódicas ao veterinário, bem como dicas de guarda responsável.
Neste 4º ciclo, serão contemplados 176 municípios, Laranjeiras do Sul, realiza uma das ações referentes a este ciclo, na próxima segunda-feira dia 13 de janeiro a partir das 8 horas, na Rua Presidente JF Kenedy, ao lado do Cras.
Em entrevista à Rádio Campo Aberto FM, o médico veterinário Jean Bertuol, comentou que o evento realizado em Laranjeiras do Sul, vai atender 108 animais inscritos, sendo que a divisão é feita por classe. Ex: felinos machos, felinos fêmeas, caninos machos e caninos fêmeas, sendo que cada classe terá um horário definido para atendimento, mais aproximadamente 20 cadastros reserva.
A prefeitura de Laranjeiras do Sul, participa do evento auxiliando na estrutura e alguns itens que foram necessários, e a parceria com os Protetores Independentes, tutores e famílias de baixa renda, é um dos fatores que garantem a divulgação e participação dos inscritos neste ciclo do programa.
Após a castração, as famílias recebem todas as orientações para cuidados pós procedimento.
Fonte: www.radiocampoabertofm.com.br
Postado por: Osvaldir Pedroso - Laranjeiras do Sul
10/01/2025