O Centro Estadual de Educação Profissional Professora Naiana Babaresco de Souza (CEEP), o Colégio Técnico de Laranjeiras do Sul, está com inscrições abertas para os cursos de Educação Profissional Integral destinados aos estudantes que estão concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental e vão ingressar no Ensino Médio em 2027.
O período para escolha segue até o dia 10 de novembro. Para o próximo ano letivo, a instituição oferece três opções: Agricultura, Administração e Desenvolvimento de Sistemas.
Um dos destaques é o Técnico em Agricultura, formação que vem ampliando as possibilidades de qualificação profissional para jovens de Laranjeiras do Sul e municípios da região.
O professor Péricles Aires, diretor de Fazenda do CEEP, destaca que o curso permite ao estudante cursar o Ensino Médio juntamente com a formação profissional. “Estamos com as nossas matrículas e inscrições para o ano letivo de 2027 para o curso Técnico em Agricultura, o nosso Colégio Agrícola. Começamos com o Técnico em Agricultura, que terá certificação, e o aluno também terá a conclusão do Ensino Médio”, explica. Segundo Péricles, conteúdos relacionados à área de pecuária poderão ser complementados por meio de cursos realizados em parceria com o SENAR-PR, ampliando a formação oferecida aos estudantes.
Formação integral e gratuita
Para ingressar, o estudante precisa estar concluindo o 9º ano. O ensino é em período integral, com aulas de segunda a quinta-feira durante todo o dia e na sexta-feira pela manhã.
Além do Técnico em Agricultura, os estudantes podem optar pelos cursos de Administração e Desenvolvimento de Sistemas, também ofertados na modalidade integral. Péricles ressalta a importância da participação das famílias e dos jovens da região para o fortalecimento da formação agrícola.
“Precisamos da força da comunidade, do agricultor e daquele jovem que quer se qualificar na área da agricultura. Esse é o momento, essa é a chance. Quanto mais alunos tivermos, mais forte ficará o curso aqui na região”, afirma.
Pais e estudantes da região podem conhecer a estrutura
O CEEP também está recebendo pais e estudantes interessados em conhecer pessoalmente a estrutura, os laboratórios e o funcionamento da instituição antes de efetivar a inscrição. A escola busca ainda alternativas para facilitar o acesso de estudantes de outros municípios. Conforme Péricles, havendo grupos de alunos interessados em determinada cidade, a instituição poderá dialogar com as prefeituras sobre possibilidades de transporte escolar. “Se tivermos um grupo considerável, cinco ou seis alunos, podemos conversar com a prefeitura e com os responsáveis pelo transporte para buscar uma alternativa para que esses estudantes venham até o colégio”, explica.
A possibilidade é especialmente importante para municípios próximos a Laranjeiras do Sul, permitindo que os estudantes façam o deslocamento diário e retornem para casa após as aulas.
Ensino e alimentação sem custos
Outro ponto destacado pela direção é que a formação é oferecida gratuitamente, dentro da rede pública estadual.
Durante o período em que permanecem na instituição, os estudantes também contam com alimentação. Conforme a direção, são disponibilizados café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e uma alimentação adicional antes do retorno para casa.
“É totalmente sem custo. É educação pública e de qualidade. O estudante permanece conosco durante o dia e também conta com toda a alimentação oferecida pelo colégio”, destaca Péricles.
Inscrições seguem até 10 de novembro
As inscrições seguem abertas até 10 de novembro. A orientação é que as famílias interessadas façam a escolha com antecedência.
O responsável pelo estudante pode acessar a Área do Aluno da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e procurar a opção de Educação Profissional Integral, onde poderá selecionar o curso desejado.
Quem encontrar dificuldades para realizar o procedimento pela internet pode procurar diretamente o CEEP.
“Quanto antes fizer a inscrição para garantir a vaga, melhor. Se tiver alguma dificuldade, pode entrar em contato conosco. Também pode vir até o colégio, conhecer as instalações, tirar as dúvidas e fazer a inscrição”, reforça Péricles.
Cursos disponíveis para 2027
O curso de Agricultura oferece formação voltada ao campo, à produção e às práticas sustentáveis. Administração trabalha conhecimentos relacionados à gestão e organização, enquanto Desenvolvimento de Sistemas é direcionado à tecnologia, inovação e formação para as oportunidades do setor.
A proposta da Educação Profissional Integral é permitir que o jovem conclua o Ensino Médio juntamente com uma formação técnica, ampliando as possibilidades de continuidade dos estudos e de ingresso no mercado de trabalho.
SERVIÇO
📚 Cursos: Agricultura, Administração e Desenvolvimento de Sistemas
👨🎓 Público: estudantes que estão concluindo o 9º ano e ingressarão no Ensino Médio em 2027
📅 Inscrições: até 10 de novembro
🏫 Modalidade: Educação Profissional Integral
📍 Local: CEEP Professora Naiana Babaresco de Souza – Laranjeiras do Sul
📞 Informações: (42) 3635-2397
Fonte: RCA
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
26/10/2026