Na madrugada desta quarta-feira (9), moradores de diversas regiões do Paraná foram surpreendidos por uma intensa chuva de granizo. A tempestade, que durou cerca de dez minutos, causou transtornos significativos devido às pedras de gelo e às fortes rajadas de vento.
Em Dois Vizinhos, no Sudoeste do estado, moradores de diversos bairros ficaram assustados com a violência da tempestade. Em Foz do Iguaçu, mais de 100 residências foram danificadas pelo granizo, além de queda de árvores e outros transtornos na cidade.
Na região central do estado, em Guarapuava, o distrito de Entre Rios também foi fortemente atingido, resultando em prejuízos, especialmente para os agricultores.
O produtor rural Roni Lucas Crotti, de Porto Barreiro, relatou à Rádio Campo Aberto FM os danos causados pela tempestade em sua propriedade. “Infelizmente, a chuva de granizo estragou bastante as lavouras, e ainda não sabemos ao certo o tamanho dos prejuízos. Talvez será necessário replantar algumas áreas. Além disso, muitas casas foram atingidas, com telhados quebrados e alagamentos.”
O Secretário de Agricultura de Porto Barreiro, Ederjan Pagliari, também comentou sobre os impactos da tempestade nas comunidades locais. “A chuva de granizo atingiu principalmente as comunidades de Linha Trento, Pinhal Velho, Pinhal Preto e Barra Grande 2. Tivemos danos em algumas lavouras de milho e trigo, que estavam prestes a serem colhidas.”
Fique por dentro das principais notícias do agro regional sintonizando a Rádio Campo Aberto FM 94.1, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 7h da manhã.
Fonte: RCA - SOU AGRO
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
10/10/2024