Mais uma ótima notÃcia para a educação de Laranjeiras do Sul. O Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho conquistou o 2º lugar na Feira STEM Brasil 2022. O evento é organizado pela ONG Educando, organização que apoia e desenvolve programas de formação e valorização de trabalhos experimentais nas áreas de Matemática e Ciências da Natureza em todo mundo. A segunda edição da Feira Stem Brasil aconteceu de forma virtual e reuniu trabalhos cientÃficos com demonstração de todo o Brasil.
A feira contou com 228 trabalhos cientÃficos, com representação de 12 estados, mais de 200 professores e 800 alunos envolvidos, desenvolvidos em diversas escolas públicas e particulares de todo o Brasil.Â
Na primeira fase, o Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho classificou oito trabalhos cientÃficos para apresentação na feira, e conquistou o 2º lugar com o Projeto “Aquecedor Solarâ€, premiado na categoria: Ensino Fundamental anos finais. A avaliação dos trabalhos foi realizada por banca composta de especialistas das áreas de Engenharia, Matemática, Ciências da Natureza e apoiadores do Evento.
O aquecedor solar foi feito através da fixação de uma placa solar de baixo custo no teto do Colégio, mecanismo construÃdo com garrafas pet e caixas de leite TetraPark, sistema que faz com que a água circule por meio da convecção, chegando aquecida na cozinha do colégio, representando economia de gás e energia elétrica, e principalmente,  potencializando a aprendizagem dos estudantes, além de ampliar a consciência sobre a necessidade de empregar os conhecimentos de ciência e tecnologia em alternativas de energia que minimizem o impacto ao meio-ambiente.
O trabalho foi desenvolvido com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental em Tempo Integral, sob orientação das professoras: Ritamar Andreetta, da disciplina de FÃsica, e, Eliane Berlatto da disciplina de Matemática. Contou com ajuda e colaboração de pais, funcionários, professores e estudantes que doaram materiais recicláveis ou auxiliaram na construção do sistema de aquecimento.
Crédito: Assessoria
Â
Fonte: Departamento Jornalismo
Postado por: Jakeline Buratti
26/11/2022