Quando a Selic (taxa básica de juros) está alta, os investimentos de renda fixa — como CDBs, LCIs, LCAs e fundos DI — oferecem rendimentos mais atrativos aos poupadores, com baixo risco. Isso ocorre porque esses produtos têm sua remuneração atrelada à própria Selic ou ao CDI, que acompanha de perto essa taxa.
Nesses períodos, é possível obter maiores rendimentos sem abrir mão da segurança, aproveitando o retorno, até que o Banco Central inicie um ciclo de queda nos juros. Por isso, o momento é ideal para quem deseja preservar capital, reforçar a reserva de emergência ou garantir uma renda previsível.
Sobre o assunto, o presidente do Sistema Sicoob Credicapital, Gizélio Linhares, destaca que “quando as taxas dos empréstimos estão altas, também surge a oportunidade de ganhos maiores para os poupadores”.
Segundo ele, essa relação entre juros e investimentos é simples:
“ Quando a taxa de juro está baixa, quem está triste é o aplicador e feliz é o tomador, porque paga menos. Nesse momento de Selic elevada, o tomador de crédito — quem precisa financiar sua atividade — tem um custo do dinheiro mais alto. Por outro lado, o aplicador está feliz, pois o mercado está remunerando muito bem o capital. Tanto é que algumas pessoas deixam de fazer investimentos ou ampliações nos negócios, ou de adquirir bens, justamente porque o juro está interessante para aplicar.”
O presidente ressalta que o Sicoob adota uma estratégia de valorização também do pequeno investidor, oferecendo condições semelhantes às dos grandes aplicadores.
“Normalmente, nas instituições financeiras, as melhores taxas são oferecidas aos grandes investidores. Nós estamos com uma estratégia de varejo, na qual o pequeno aplicador — até R$ 50 mil por exemplo — consegue taxas excelentes. Hoje, para você ter uma ideia, temos remuneração de até 105% do CDI para esse perfil. E para quem prefere segurança na taxa fixa, conseguimos pagar 1% ao mês, pré-fixado, algo extremamente atrativo e incomum para pequenos investidores.”
Essa ação, segundo Gizélio, busca corrigir uma distorção histórica do mercado:
“Muitas vezes, o pequeno aplicador sempre teve uma rentabilidade muito menor em comparação ao grande investidor. Estamos mudando isso para valorizar o cooperado, independente do valor aplicado. Claro que existem algumas regras, mas a proposta é democratizar o acesso a rendimentos elevados e seguros.”
Por fim, o presidente deixa um convite:
“Para quem já é cooperado, nossa equipe está pronta para apresentar as oportunidades. E para quem ainda não faz parte, mas quer ver seu dinheiro render de forma atrativa e segura, basta procurar a agência do Sicoob mais próxima. As portas estão abertas para receber novos cooperados e fazer parte da família Sicoob.”
Confira o áudio desta notícia:
Fonte: RCA
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
14/08/2025