O encontro entre produtor e técnicos nos dias de campo, é uma importante ferramenta de difusão de tecnologia e propicia troca de informações para aumentar a produtividade e renda do produtor rural. A Cooperativa Coprossel tem uma ampla experiência na condução de dias e tardes de campo. Esses eventos são tradicionais em toda a região de atuação da Coprossel. Após um período de aproximadamente dois anos, sem a realização das tardes de campo, nesta quinta-feira (23/09) o departamento técnico Coprossel e empresas parceiras realizaram uma tarde de campo abordando a cultura do trigo. Na ocasião as medidas de prevenção a saúde orientadas pelos órgãos competentes foram adotadas para a boa condução da tarde de campo. Os trabalhos foram realizados no campo experimental da unidade Coprossel do Porto Barreiro.
De acordo com engenheiro agrônomo da unidade de Porto Barreiro Wilian Zanella o objetivo do evento foi fazer a demonstração de novas cultivares de trigo e também cultivares que já vem sendo utilizadas na região. “Contamos com mais de 20 materiais para que nosso produtor consiga ver as novas tecnologias de controle de pragas, doenças e de nutrição de plantas e assim, analisar o que pode ser usado em sua propriedade”. Também contamos com empresas parceiras de defensivos e nutrição foliar que nos ajudaram com essa temática, diz Wilian.
Para o engenheiro agrônomo da Coprossel, Marcio Dulnik, mesmo com um número limitados de participantes devido as condições de prevenção a saúde, o evento fui muito produtivo e proporcionou mais uma vez um incremento no conhecimento em relação a cultura do trigo. “Retomamos as tardes de campo depois de mais de um ano e 9 meses sem a realização desses importantes eventos. Aqui ao ar livre, no meio da lavoura nos adaptamos para proporcionar a geração de conhecimento com segurança aos consultores técnicos e produtores. “Focamos demostrar aqui aos produtores os novos materiais de trigo que a cooperativa estará trazendo para a próxima safra, com destaque na produtividade, sanidade e tolerância as doenças da cultura”. Além dos materiais aqui apresentados vimos também através das empresas parceiras, um portfólio de produtos químicos para o controle de pragas, ervas daninhas, doenças e também a parte nutricional de base e nutrição foliar. Os produtores que desejam saber mais podem procurar um de nossos consultores técnicos das unidades da Coprossel, finalizou Marcio.
Empresas parceiras no dia de Campo de trigo – Unidade Porto Barreiro
• Sementes Coprossel
• Adama
• Bayer
• Corteva
• FMC
• Life Agro
• Syngenta
• Ubyfol
• Yara
PRODUTORES DA CANTU DEVEM INICIAR A COLHEITA DO TRIGO NOS PRÓXIMOS DIAS
De acordo com o último relatório do Departamento de Economia Rural (DERAL) divulgado nesta quinta-feira (23/09), a colheita de trigo chegou a 11% da área no Paraná, sendo os trabalhos mais intensos no Norte Central, onde mais de metade das áreas foram colhidas. A partir de agora, há expectativa de aumento do rendimento das lavouras em função das chuvas ocorridas no final de agosto e em meados de setembro.
As produtividades devem voltar a superar três toneladas por hectare mais frequentemente, trazendo a média mais próxima a este patamar. Caso esta melhora se confirme, há expectativa de uma produção de 3,5 milhões de toneladas no Estado, o que representa um novo recorte de 200 mil toneladas na estimativa de produção paranaense e uma perda de 12% ante o potencial da cultura (3,9 milhões).
Para a região da Cantu, essa safra de trigo deve ser uma das maiores dos últimos anos, tanto no aumento de área como em produtividade. Os produtores tem investido a cada safra nessa importante cultura e os resultados estão chegando. Mesmo com esse incremento de disponibilidade local, os preços estão se mantendo em torno de mais de 40% superiores aos de setembro de 2020 (DERAL).
Para o engenheiro agrônomo da Coprossel Marcionei Coelho a tempos que não se tem uma safra de inverno que se desenvolve tão bem como a atual. Houve três grandes geadas intensas na região, mas o produtor acreditou mais no zoneamento agrícola, e também devido ao tempo que estava mais seco o produtor semeou pouco mais no tarde. Dessa forma hoje estamos com as lavouras em estágio de maturação com potencial muito bom. “Quanto ao preço o mercado do trigo está firme e com preço recorde. Acreditamos que o produtor vai obter boa rentabilidade, uma vez que ele fez essa lavoura com os insumos em patamares mais interessantes”.
Nesse sentido a Cooperativa Coprossel já está visualizando a safra seguinte e na próxima semana estará trazendo aos produtores novas ofertas estruturadas de negociação para a próxima safra de trigo. Por isso é interessante o produtor estar ativo aproveitando as oportunidades que o mercado oferece, destacou Marcionei.
Outra diferença marcante da Coprossel, é quanto a comercialização do trigo. A produção do cereal na região é industrializada no Moinho da Cooperativa em Laranjeiras do Sul. A farinha Trigosel é amplamente comercializada Brasil a fora e leva todo o esforço dos produtores firmado na marca que tem conquistado os consumidores, desde a dona de casa até as indústrias que utilizam a farinha Trigosel na composição de seus produtos.
Clique aqui e confira a galeria de fotos desta notícia
Coprossel - 30 Anos Cooperando com o Desenvolvimento Regional
Fonte: Jornalismo RCA - Jefferson Silva
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
25/09/2021