A coprosssel foi fundada no dia 11 de setembro de 1991 e por isso comemora hoje 28 anos. Iniciou ás suas atividades com apenas 28 sócios na mesma data. Na época eram seis funcionários tendo o seu primeiro presidente o Sr Paulo Pinto de Oliveira Filho. Nos anos seguintes houve a admissão de novos associados proporcionando aumento de recebimento de grãos e fornecimento de insumos, otimizando assim as estruturas de recebimento, beneficiamento e recursos humanos na época. A cooperativa ao longo dos anos se consolidou como referencia regional e atualmente com mais de mil associados, 250 empregos diretos além de inúmeros clientes. Sua Capacidade instalada de armazenamento atual é de 43,1 mil toneladas distribuídas no Paraná nos municípios de Laranjeiras do Sul (Sede e filial), Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu, Nova Laranjeiras e Virmond. Os associados também contam com o moinho Coprossel , o qual processa a farinha Trigossel que leva a marga para vários regiões brasileiras, e com projeções para o exterior. Ainda esse ano a Coprossel vai inalgurar a Unidade de Beneficiamento de Sementes, a qual é considerado o maior projeto executado da cooperativa. Será capaz de processar 350 mil sacas e sementes de soja de alto vigor, além de sementes de trigo e feijão.
A gerente de RH da cooperativa Raquel Fedrecheski Palhano relata a satisfação de fazer parte dessa história. “Nós colaboradores comemoramos esses 28 anos da cooperativa com muita satisfação e orgulho da Coprossel, por ser uma referencia em toda a região. Muitos programas de desenvolvimento para seu quadro social são oferecidos, em especial o de lideranças femininas e com os jovens cooperativistas”. Agradecemos aos associados, direção, colaboradores e clientes que fazem parte dessa história, declarou Raquel.
Para o presidente da Coprossel Paulo Pinto de Oliveira Filho, a muito que se comemorar, em especial nesse dia, onde a 28 anos atrás poucos associados com objetivo em comum iniciaram essa história de sucesso da Coprossel. “ A cooperativa vem crescendo ao longo dos anos, e desempenhando muito bem a razão inicial de sua fundação, que é agregar valor a produção e gerar desenvolvimento regional”. Paulo pondera inda tudo que já foi feito, cursos, inovações e técnicas em prol dos produtores da região, certamente uma grande e exitosa história. Dia oportuno para nós parabenizarmos e agradecermos a todos que contribuíram, em especial os sócios fundadores, os mais de mil associados de hoje, colaboradores e clientes finalizou Paulo Pinto de Oliveira Filho, o qual também é presidente da Associação Paranaense de Sementes de Mudas – APASEM.
Fonte: Assessoria Coprossel
Postado por: Jefferson Silva
11/09/2019