Na tarde desta quarta-feira (08), aconteceu uma reunião entre e os representantes da Ordem dos Missionários Xaverianos no Brasil, representantes do Movimento pela Memória e Pela Vida (em defesa do patrimônio cultural, histórico e de proteção ambiental), representantes do legislativo e representante do Observatório Social do município.
A reunião aconteceu no Escritório Paroquial de Laranjeiras do Sul, para esclarecimentos sobre a venda do Seminário Xaveriano, pois muitas inverdades acabaram sendo lançadas nas redes sociais e os padres fizeram questão de esclarecê-las.
Na reunião ficou muito bem explicado pelos padres que o terreno foi comprado com dinheiro dos Xaverianos e por isso, pertence a eles, sendo que o restante dos bens da igreja, sendo, Igreja, Casa Paroquial, Pavilhão, Casa de Líderes, estes são pertencentes à Mitra Diocesana, apenas o seminário pertence aos Xaverianos.
Outro fato que ficou esclarecido é que na área que está o seminário, ou seja, área que pertence aos Xaverianos, não existe nenhuma fonte de água, existe sim, em terrenos que já foram vendidos e que antes era de propriedade dos Xaverianos.
Os padres ainda informaram que o terreno dos Xaverianos era maior a alguns anos, porém, foi doado mais de 3 alqueires para reserva ambiental, que fica às margens da BR 158 e mais uma área foi doada pelos Xaverianos para a construção da casa de Repouso São Francisco Xavier.
Outra área que fica na Rua Santana em frente ao seminário, foi vendido para particular, restando para os Xaverianos apenas a área onde fica o seminário.
Os Xaverianos também deixaram bem claro que o terreno está a venda para quem desejar comprar, porém, se a prefeitura desejar adquirir, sendo pelo preço justo para ambas as partes, o terreno pode ficar para o poder público, sendo que a área já foi avaliada e as negociações estão sendo realizadas através de uma imobiliária.
Os Padres Xaverianos devem deixar a cidade no mês de novembro, sendo que o valor arrecadado com a venda do seminário, será investido em evangelização e formação de jovens em novos lugares onde os Xaverianos vão atuar.
Se fizeram presentes na reunião representando os Xaverianos:
Superior Regional: Pe. Rafael López Vilaseñor
Vice Superior Regional: Pe. Miguel Delgado Cedillo
Ecônomo Regional: Pe. Michel Luciano Augustinho da Rocha, vereadores Joel Demétrio e Tarso Campigoto, Serli Andrade (Cultura), Mauro Provin (Observatório Social), Adilson Nogueira (comunicação da igreja). A coordenação dos missionários Xaverianos não quiseram gravar entrevista, apenas emitiram este comunicado.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Paróquia Santana
Postado por: Eleandro
09/09/2021