No dia 1º de julho, comemora-se o Dia do Cooperativismo, força social que se transformou em um dos maiores impulsionadores da economia nacional e mundial. No Brasil, o cooperativismo abrange quase 18,9 milhões de pessoas e gera mais de 493 mil empregos, segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2022, publicado pelo Sistema OCB.
O sistema cooperativista brasileiro tem fortalecido diferentes setores da sociedade e vem contribuindo para a inclusão social e o aumento da renda dos trabalhadores. No país, há 763 cooperativas de crédito que contribuem para melhorar a vida de 13,9 milhões de cooperados. Esse mercado movimentou R$ 518,8 bilhões em crédito no último ano, financiando pequenos negócios, produtores rurais, infraestrutura, transportes, serviços, entre outras áreas. Além disso, outros ramos cooperativistas vêm se destacando, como as cooperativas de produção e transporte, fomentando o crescimento e gerando renda para milhões de pessoas.
Durante a tarde, estiveram reunidas cerca de 1 mil pessoas no Parque Municipal de Laranjeiras do Sul para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo e ressaltar a importância das cooperativas no desenvolvimento social e econômico.
De acordo com o presidente da Cooperativa Coprossel, Paulo Pinto, todos os dias são dias importantes e as cooperativas fazem muito pela comunidade. "Todos os dias as cooperativas contribuem por meio de ações sociais, geração de emprego e renda para muitas pessoas. E, com o aumento do cooperativismo no mundo, é possível promover ainda mais o desenvolvimento social", afirma.
Já o vice-presidente da Cresol Vale das Águas PR/MG, Adílio José Lucca, a Cresol promove diariamente ações que fortalecem a comunidade e isso faz com que trata-se de uma prática constante e eficaz. "A Cresol se preocupa em manter a essência do cooperativismo viva todos os dias. Temos programas com diversos públicos e, por meio da educação, formação e informação (um dos princípios cooperativistas) atuamos com diversos públicos: do produtor rural, ao empresário, as crianças, os jovens, as mulheres e muitos outros. Então, sem dúvidas, nos unirmos em prol de um mundo melhor não tem preço", ressalta.
Entre as atividades realizadas na tarde de sábado (01), ocorreram caminhada, passeio ciclístico, zumba, ponto de atendimento de vacinações, jogos infantis e pesca esportiva. Para participar de qualquer uma das atividades, os participantes doaram um quilo de alimento não perecível. De acordo com o superintendente regional do Sicoob Credicapital, Gizelio Linhares, esses alimentos só reforçam o poder transformador do cooperativismo. "Ficamos muito felizes em poder realizar mais um Dia C em parceria com as demais cooperativas e o poder público. Essas ações e, especialmente, estes alimentos certamente ajudarão muitas pessoas que necessitam", diz.
Fonte: Assessoria Cresol Vale das Águas
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
01/07/2023