A Cooperativa Coprossel, em parceria com o Sistema Senar, desenvolveu o curso de NR 31.7 com um grupo de Cooperados. Foram 24 horas de capacitação, divididos em três dias de curso. O departamento Técnico Coprossel organizou esse evento, com o objetivo de aprimorar as práticas agrícolas e garantir que todos os participantes estejam bem informados e capacitados para o manuseio seguro de agrotóxicos.
O curso de NR 31.7 é desenvolvido pelo Senar por meio do Sindicato Rural e fornece aos trabalhadores rurais e produtores informações essenciais sobre o manuseio seguro de defensivos agrícolas. O instrutor do Senar, Pedro Campos ressalta que o objetivo do curso é capacitar os participantes sobre diversas práticas seguras, desde o armazenamento e transporte até a tripla lavagem e a regulagem de equipamentos. Além disso, o curso aborda a tecnologia de aplicação e o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), com o intuito de minimizar os impactos negativos no meio ambiente e na saúde dos trabalhadores.
Pedro Campos destaca a importância dessas práticas em um contexto, sendo que acidentes por envenenamento agrícola ainda é uma realidade àqueles que não sabem manusear e usar os EPI´s corretamente. Ele salienta que tanto os produtores quanto os trabalhadores inseridos no sistema de produção têm a responsabilidade de garantir uma aplicação segura dos agrotóxicos, visando a qualidade na aplicação e evitando a contaminação de ambientes aquáticos e à deriva para áreas vizinhas.
"Não se admite mais casos de intoxicação em 2024. O curso visa lançar luz sobre essas atividades, protegendo as pessoas envolvidas e promovendo uma agricultura mais segura e sustentável," afirma Pedro.
Ele também menciona que o curso atraiu um público interessado, Cooperados da Coprossel, incluindo jovens trabalhadores rurais entusiasmados, que buscam alternativas seguras e inovadoras para a aplicação dos defensivos. A troca de experiências entre os participantes e os instrutores é um aspecto valioso do curso, que enriquece o aprendizado e promove o desenvolvimento conjunto de conhecimentos.
A parceria entre o Senar, Coprossel e o Sindicato rural de Laranjeiras, é destacada como crucial para o sucesso do curso. A disponibilização de espaços e a mobilização dos produtores para participar das aulas são fundamentais para a conscientização e adoção de práticas seguras no campo. Campos reforça a importância de momentos de reflexão e aprendizado, comparando a necessidade de "afiar o machado" para continuar evoluindo e melhorando as práticas agrícolas.
A capacitação é uma iniciativa para promover a segurança no uso de defensivos agrícolas, protegendo a saúde dos trabalhadores e o meio ambiente, e reforçando a sustentabilidade da produção agrícola.
Coprossel – Mais de Três Décadas Cooperando com o Desenvolvimento Regional
Fonte: Coprossel
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
02/07/2024