A Coprossel, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), tem oferecido o curso de liderança feminina com público alvo para suas cooperadas e filhas de cooperados. O curso aborda temas como desenvolvimento pessoal, oratória e cooperativismo, com o objetivo de capacitar as mulheres cooperativistas a desenvolver suas habilidades e liderança.
O curso também prevê a elaboração de projetos de interesse social e impactam a comunidade. A elaboração e execução do projeto é de responsabilidade das mulheres. Um dos grupos, composto por seis cooperadas Coprossel, desenvolveu um projeto chamado ‘Economia azul’, que tem como objetivo reduzir a fatura mensal de água do Serviço de Obras Sociais de Laranjeiras do Sul (S.O.S).
Os cartões da macarronada podem ser adquiridos em vários pontos do comércio em Laranjeiras do Sul, como:
Liderança Feminina: Um dos trabalhos desenvolvidos é o projeto ‘Economia azul’ em prol do SOS, ele visa captar água da chuva com objetivo de diminuir o consumo de água encanada da instituição
Projeto Economia azul
De acordo com uma das desenvolvedoras, Paula Pinto de Oliveira, o projeto consiste na construção de um sistema de captação de água da chuva, que será armazenada e filtrada para ser utilizada em uma horta e estufa que serão construídas no SOS. “O objetivo é oferecer uma atividade para as crianças que estão na instituição, além de ajudá-las a aprender um ofício” explica Paula.
Para a execução do projeto, o grupo fechou uma parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus de Laranjeira do Sul (UFFS), por meio do grupo de estudos em hortifruticultura que é coordenado pela professora Dra Cláudia Lima, que está auxiliando na orientação e consultoria para a construção da horta e na realização de oficinas para as crianças.
Investimento
No entanto, o grupo precisa levantar trinta e dois mil reais (R$ 32.000,00) para a execução do projeto, por isso estão solicitando doações de particulares e do comércio, além de promover uma deliciosa macarronada para arrecadar fundos em prol o SOS.
No dia cinco de março, haverá uma macarronada na comunidade Campo Mendes, no pavilhão do Santuário Bom Jesus. O padre concordou em rezar a missa às dez e meia para ajudar na arrecadação de fundos. Após a missa, os fiéis poderão almoçar juntos e participar de um bingo com vários prêmios.
O almoço incluirá macarrão com três tipos de molho, carne de porco assada, galeto e saladas diversas. Vários artistas locais se apresentarão, incluindo Adilson Nogueira, Daniel e Marcelo, e o grupo Gaita e Companhia. Além disso, haverá venda de pastel, cuca, sonho, sobremesas, bolos, além de brinquedos infláveis para as crianças brincarem. Além de boa programação a população vai ajudar o projeto no S.O.S.
Liderança feminina
Segundo Paula P. de Oliveira, o projeto desenvolvido pelo grupo de liderança feminina da Coprossel é um exemplo de como a capacitação e o empoderamento das mulheres podem levar a iniciativas positivas e relevantes para a comunidade. “A cooperação e parceria entre instituições e pessoas são fundamentais para a concretização desses projetos”, afirma Paula.
Além do projeto de construção de um sistema de captação de água da chuva e da horta, o curso de liderança feminina da Coprossel e (Sescoop), aborda diversos temas importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional das cooperadas. A oratória, por exemplo, é uma habilidade fundamental para qualquer líder e é por isso que as mulheres participantes do curso têm a oportunidade de desenvolver essa competência por meio de atividades práticas e exercícios de expressão verbal.
Os temas que são estudados no curso oferecem um conhecimento amplo sobre cooperativismo, o que é essencial para quem deseja se tornar uma líder eficaz em uma cooperativa como a Coprossel. Com a orientação de especialistas no assunto, as cooperadas aprendem sobre gestão financeira, governança, ética e valores cooperativistas, entre outros temas relevantes.
Competência adquirida
Outra iniciativa importante promovida pelo curso de liderança feminina é a oportunidade das cooperadas desenvolverem e apresentarem um projeto social antes da formatura. Como mencionado anteriormente, o projeto do grupo da associada que forneceu as informações para esta redação é focado em reduzir a fatura de água do SOS e proporcionar um aprendizado prático e relevante para as crianças do local.
Esse projeto é apenas um exemplo das muitas ideias e iniciativas que as associadas do curso de liderança feminina da Coprossel estão desenvolvendo para contribuir com a comunidade e, ao mesmo tempo, desenvolver suas habilidades e competências de liderança. É um testemunho do compromisso da cooperativa em promover o empoderamento feminino e ajudar as mulheres a se tornarem líderes eficazes em suas comunidades e organizações.
A Coprossel, já formou duas turmas com o Programa de Desenvolvimento Feminina. Atualmente com a terceira turma, 06 projetos serão realizados na nossa região, envolvendo melhorias em igrejas, escolas, SOS e outros. O “Projeto Economia azul” é um deles.
Fonte: Coprossel - Jornal Correio do Paraná
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
25/02/2023