A prefeitura de Laranjeiras do Sul, inaugurou nesta quarta-feira, 26/10, uma cozinha-escola instalada em uma estrutura do Centro de Eventos. O convênio totaliza mais de R$ 127,7 mil, com repasse de R$ 121,3 mil pelo Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), e o restante em contrapartida da prefeitura.
PRIMEIRO CURSO DA COZINHA-ESCOLA - O primeiro curso contou com as mulheres do Clube de Mães da comunidade Passo Liso de Laranjeiras do Sul. A instrutora do curso Giovana Giarolo diz que esse espaço da cozinha-escola é a realização de um sonho. “Nesse espaço vamos acolher grupos que vem do campo e da cidade”. Hoje ministramos o curso com as mulheres, com foco no aproveitamento e geração de renda de panificáveis, pensando também na comercialização na compra direta na merenda escolar, diz Giovana.
Para a secretária de Ação Social de Laranjeiras do Sul Regiane Castro o destaque é para o envolvimento e alegria das mulheres em realizar os cursos nos espaços criados com a parceria da prefeitura. “Presenciamos aqui, já nesse primeiro curso uma mesa de produtos deliciosos preparados pelas mulheres”. Com certeza todo o aprendizado aqui gerado vai chegar até as comunidades, conclui Regiane.
A produtora Mariete Alves de Lima Remechelo, moradora da comunidade do Passo Liso já aguarda com entusiasmo a oferta de novos cursos. “Foi um cursos de muito aprendizado, os produtos usados são acessíveis e muitos deles temos na nossa propriedade”. Já deixamos uma nova demanda de novo curso ao Sindicato para nós mulheres ter ainda mais oportunidades de crescimento, destacou Mariete.
A presidente da associação do clube de mães do Passo Liso Natalia Fagundes Carraro, parabenizou todos os envolvidos pela idealização da cozinha-escola e o curso ofertado. “Todos os cursos do SENAR são excelentes e pra nós agricultoras é de grande valia. A Cozinha é maravilhosa e ficamos felizes com o convite para inaugurar a nova estrutura”. Aprendemos novas técnicas e receitas que vamos aplicar em nossa casa com certeza, declarou Natália.
PARCERIAS - O primeiro curso utilizando a nova cozinha-escola foi realizado nos dias 26 e 27 de outubro. Contou com parceria do Sindicato Rural de Laranjeiras do Sul - FAEP/SENAR, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), prefeitura de Laranjeiras do Sul através da Secretaria de Agricultura municipal e da farinha Trigosel que é produzida pelo moinho da Coprossel.
NA PRÁTICA – O projeto da cozinha-escola comunitária de Laranjeiras do Sul tem como objetivos a realização de cursos de capacitação, aperfeiçoamento em boas práticas e geração de renda à população credenciada nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), além de produtores rurais e urbanos organizados em grupos ou associações. Entre os equipamentos entregues estão geladeira, freezer, fornos e fogões.
Confira o áudio desta notícia:
Fonte: Jefferson Silva - Jornalismo RCA
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
29/10/2022