O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), em Laranjeiras do Sul organizou e desenvolveu um curso sobre queijo artesanal que envolveu produtores de vários municípios da regional. Foram oito encontros realizados semanalmente, no auditório do CEEP Profª Naiana Babaresco de Souza, Laranjeiras do Sul, a Escola Técnica.
Na quinta-feira (24/11) foi realizado o último encontro dessa fase do curso, que surpreendeu pela participação dos produtores que aproveitaram a oportunidade de adquirir conhecimento, os quais receberão certificado pela participação.
Para a economista doméstica do IDR de Laranjeiras do Sul, Daniela Ragazzon, que esteve à frente desse importante curso, o projeto teve sucesso em vários aspectos. “Nossa expectativa era de receber em torno de 50 pessoas por módulo e tivemos encontros de até 90 participantes. Também tivemos a novidade da degustação dos queijos dos produtores participantes e hoje todos tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar os queijos.” Esse ano oportunizamos esse curso inovador e para o próximo ano já estamos programando uma nova faze de curso prático com esses produtores. Agora o próximo passo será a organização dos agricultores para formalizar uma associação de queijo na região, diz Daniela.
Para o gerente regional do IDR-PR, Deomar Fracasso, o queijo regional tem muito potencial. “Nos oito módulos do curso tivemos uma participação excepcional e fechamos com chave de ouro. Muitos relatos de pessoas que entendem muito, disseram que esses queijos aqui degustados são excelentes”. Sendo assim temos um grande potencial, e com a qualificação beneficiamos diretamente a agroindústria familiar da região, afirmou Delmar.
O chefe regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento – Seab, núcleo em Laranjeiras do Sul, Valter Rodacki diz que a partir da conclusão dessa fase do curso, os produtores levarão esse conhecimento para suas propriedades. “Aqui os produtores do nosso núcleo tiveram essa oportunidade promovida pelo IDR e agora podem aplicar esse conhecimento em suas propriedades”. O queijo dá um foco bastante positivo, principalmente o colonial, sendo assim a realização do curso foi um grande passo para a agroindústria regional, gerando mais renda e oportunidade no campo, finalizou Valter.
Parcerias:
A realização do curso foi do IDR-PR escritório em Laranjeiras do Sul, e contou com apoio da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus de Laranjeiras do Sul, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), Secretaria da Agricultura e do Abastecimento – Seab, Prefeitura de Laranjeiras do Sul e Cresol.
Confira o áudio desta notícia:
Fonte: Jefferson Silva - Jornalismo RCA
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
25/11/2022