O plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) sediou, na manhã desta terça-feira (24/10), em Curitiba, a abertura da 5ª Reunião do Grupo de Trabalho de Educação Política, do Sistema Ocepar. O encontro reuniu coordenadores regionais do grupo, que existe desde 2018, dentro do Programa de Educação Política da instituição, a partir de uma parceria com o Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). O propósito é trabalhar pela representatividade do setor, buscando ampliar a base de apoio ao movimento cooperativista paranaense. O evento foi aberto pelo deputado Marcel Micheletto (PL), primeiro vice-presidente da Alep, que representou o presidente da Casa, Ademar Traiano, pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e pela gerente de Relações Institucionais da OCB, Clara Maffia. Participaram também os deputados Cristina Silvestri (PSDB), Tiago Amaral (PSD) e Fábio Oliveira (Podemos).
Defesa- “Quero parabenizar a atitude do presidente Ricken e de todos que estão na Ocepar trabalhando nesse relacionamento com os parlamentares”, declarou Micheletto, no discurso de abertura. Ele destacou que este trabalho já existe há mais tempo junto aos parlamentares federais. “Agora fico feliz que a Ocepar também olhe para os deputados estaduais. Muitas coisas passam pela Assembleia Legislativa, leis estaduais que podem melhorar a vida do homem do campo, do cooperativismo, como também podem piorar e por isso que nós estamos aqui para fazer essa defesa”, enfatizou.
Representatividade - O presidente da Ocepar contou que foi este grupo de trabalho que impulsionou o programa de Educação Política das cooperativas do Paraná. “No último pleito eleitoral federal tivemos engajados, fazendo um programa apartidário, não ideológico, mas de organização e de educação política”, disse José Roberto Ricken. Ele informou que o sistema vai continuar investindo em educação política. “Até pela representatividade das cooperativas não podemos ficar alheios a isso. Passa por nós, não apenas uma representação econômica, mas também política do setor”, acrescentou.
Movimento nacional - “Ter uma base representativa que defenda o cooperativismo, que nos apoie na aprovação de projetos e de políticas públicas que sejam favoráveis ao nosso setor é fundamental e, por isso, iniciamos esse trabalho”, contou Clara Maffia, gerente de Relações Institucionais da OCB. Ela contou que a Ocepar foi a primeira organização estadual a aderir à iniciativa fazendo um projeto-piloto em parceria com a instituição nacional, em 2018. “Na eleição de 2022 já vimos um avanço importante desse projeto, que ganhou muito mais robustez com resultados incríveis, como, por exemplo, a eleição aqui no Paraná de candidatos muito alinhados com o cooperativismo”, informou Clara.
Voto - A coordenadora de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, Danielly Andressa da Silva, explicou que o programa, que começou como um piloto em 2018, se tornou permanente no Paraná. “Estamos agora trabalhando na conscientização do público cooperativismo sobre a importância do voto e da escolha de representantes que estejam relacionados ao cooperativismo, que conheçam o nosso modelo de negócio e possam falar por nós nos espaços de decisão em que eles se colocam”, enfatizou.
Workshop - A programação seguiu no período da tarde, na sede da Ocepar, com a realização de um workshop sobre o tema.
Fonte: Ocepar
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
24/10/2023