No primeiro sábado de julho comemora-se o Dia do Cooperativismo, força social que se transformou em um dos maiores impulsionadores da economia nacional e mundial. No Brasil, o cooperativismo abrange quase 18,9 milhões de pessoas e gera mais de 493 mil empregos, segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2022 publicado pelo Sistema OCB.
Em Laranjeiras do Sul, o sábado do dia 01 de julho ficou marcado na história com um dos maiores movimentos até então realizados, alusivos ao dia “C” o dia de Cooperar. Em união, as cooperativas Coprossel, Cresol e Sicoob, com apoio da prefeitura de Laranjeiras do Sul, Acals, Curso de Aquicultura da UFFS – Campus de Laranjeiras do Sul, Erva Mate Laranjeiras, Engie, Gisa Dança e Fitnes, Operário Laranjeiras Coprossel, Projeto Coração feliz, Secretaria de Esportes, Saúde e de Agricultura e meio Ambiente de Laranjeiras do Sul, proporcionaram uma tarde recreativa, de cuidados a saúde e meio ambiente, doações de alimentos, premiação aos participantes e muita cooperação. Essa ação demostra que as cooperativas que aqui atuam somam forças para promover o desenvolvimento com Sustentabilidade.
Durante a tarde, estiveram reunidas mais de mil pessoas (inscritas formalmente 1.130) no Lago Municipal de Laranjeiras do Sul para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo e ressaltar a importância das cooperativas no desenvolvimento social e econômico.
De acordo com o presidente da Cooperativa Coprossel, Paulo Pinto de Oliveira Filho, diariamente as cooperativas fazem muito pela comunidade. "Todos os dias as cooperativas contribuem por meio de ações sociais, geração de emprego e renda para muitas pessoas. E, com o aumento do cooperativismo no mundo, é possível promover ainda mais o desenvolvimento social", afirma.
Já o vice-presidente da Cresol Vale das Águas PR/MG, Adílio José Lucca, a Cresol promove diariamente ações que fortalecem a comunidade e isso trata-se de uma prática constante e eficaz. "A Cresol se preocupa em manter a essência do cooperativismo viva todos os dias. Temos programas com diversos públicos e, por meio da educação, formação e informação (um dos princípios cooperativistas) atuamos com diversos públicos: do produtor rural, ao empresário, as crianças, os jovens, as mulheres e muitos outros. Então, sem dúvidas, nos unirmos em prol de um mundo melhor não tem preço", ressalta.
De acordo com o superintendente regional do Sicoob Credicapital, Gizelio Linhares, esses alimentos só reforçam o poder transformador do cooperativismo. "Ficamos muito felizes em poder realizar mais um Dia C em parceria com as demais cooperativas e o poder público. Essas ações e, especialmente, estes alimentos certamente ajudarão muitas pessoas que necessitam", diz.
Dentre as atividades desenvolvidas, foram ciclismo, dança, caminhada, vacinação de influenza e Covid-19, futebol 7, pesca esportiva, jogos infantis, doação de mudas de arvores, e outras atrações livres no local como basquete, vôlei de areia e cama elásticas para as crianças. Todos os participantes foram convidados também a doar alimentos não perecíveis, porém, não foi uma exigência para participação.
Foi um evento para toda a família. No ato das inscrições as cooperativas deram a oportunidade da população sugerir ainda mais atividades para os próximos eventos, que a cada ano tem ganhado mais força.
Durante a semana, será contabilizado o recebimento das doações voluntárias de alimentos e entregue a instituições sócio assistenciais do município.
Dia “C”, dia de Cooperar Coprossel, Cresol e Sicoob – Atitudes Simples Movem o Mundo
Fonte: Coprossel
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
03/07/2023