Nesta quarta-feira (22/01) a Unidade Coprossel em Rio Bonito do Iguaçu realizou um grande encontro de produtores rurais e especialistas durante o Dia de Campo Coprossel. O evento, que marcou o início da temporada de eventos técnicos na região da Cooperativa, contou com a presença de um expressivo número de participantes, que conferiram novidades do setor.
Mais de 30 empresas parceiras participaram, oferecendo informações e promovendo bate-papos diretamente com os produtores (as). O engenheiro agrônomo Diones Bartoski, coordenador do evento, ressaltou a importância da participação familiar no dia a dia das propriedades rurais e destacou o papel do evento como um espaço de aprendizado e troca de experiências.
“Foi muito positivo, pois identificamos a presença das famílias produtoras, que participam ativamente das decisões na propriedade. Aqui no Dia de Campo, buscamos envolver todos para conhecerem as novidades, como lançamentos de defensivos, híbridos de milho e, claro, variedades de soja, que sempre geram oportunidades. Temos duas novas variedades de soja apresentadas aqui e que prometem alta produtividade para a região”, afirmou Bartoski. Ele também mencionou que a Indústria de Beneficiamento de Sementes, a farinha de trigo Trigosel, além de Rações e Sal Mineral Coprossel, estavam à disposição dos produtores durante o evento.
O engenheiro agrônomo Marcio Dulnik reforçou o trabalho do Departamento Técnico da Coprossel em levar soluções práticas tanto para a agricultura quanto para a pecuária. Segundo ele, o evento abordou uma diversidade de temas, como fertilidade do solo, novas variedades de soja, milho e feijão, além de estratégias para o controle de pragas e doenças.
Dulnik também enfatizou temas presentes no dia de campo, como a necessidade de atualização dos produtores sobre questões como a devolução de embalagens de defensivos, tema que vem sendo tratado com maior rigor, e novas legislações, como a obrigatoriedade da nota eletrônica a partir de fevereiro para produtores que faturam mais de R$ 360 mil por ano. “Estamos trazendo essas informações para que o produtor esteja preparado e possa agir de forma correta, evitando problemas futuros”, destacou.
Além das inovações agrícolas, os participantes tiveram acesso a informações sobre o mapeamento da fertilidade do solo, reforçando que, com planejamento técnico pode-se permitir até três safras anuais.
Com grande adesão de produtores e suas famílias, o Dia de Campo Coprossel reafirmou sua relevância como uma iniciativa voltada para o fortalecimento da agricultura regional e o desenvolvimento das propriedades rurais. A Coprossel, continua investindo e acreditando no setor agropecuário e já anunciou novos eventos técnicos para o início de fevereiro.
Coprossel – Há mais de três décadas cooperando com o desenvolvimento regional
Fonte: Coprossel
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
24/01/2025