Juntos reconstruímos melhor. Este é o tema escolhido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo deste ano, neste sábado (03/07). A ideia é mostrar à sociedade o trabalho feito pelas cooperativas em todo o mundo, que está fazendo a diferença na vida das pessoas, especialmente nesse momento difícil de pandemia, contribuindo para a superação de muitos desafios socioeconômicos.
Embora seja comemorado desde 1923, foi somente em 1995, ano do centenário da ACI, que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o Dia Internacional do Cooperativismo e estabeleceu sua comemoração anual, sempre no primeiro sábado do mês de julho.
Nós temos muito a comemorar nessa data pois, mais uma vez, ficou evidente a relevância das cooperativas para toda a sociedade. Desde o início da pandemia, no começo do ano passado, nós não tivemos a opção de parar nossas atividades. Durante todo esse período, as cooperativas continuaram prestando serviços essenciais à sociedade, assegurando o abastecimento de alimentos, fazendo o transporte dos pontos de produção até os de venda, cuidando da saúde das pessoas, possibilitando o acesso ao crédito nessa fase tão crítica, ou seja, suprindo as necessidades básicas da população.
E, temos certeza de que continuaremos sendo fundamentais para vencer outros obstáculos que virão após a pandemia, com base em algo que está na origem do nosso movimento, a cooperação, e em um dos nossos princípios, o interesse pela comunidade. E isso está muito bem expresso no tema que a ACI escolheu para comemorarmos o Dia Internacional do Cooperativismo deste ano.
Além disso, nós, paranaenses, temos um outro motivo especial para celebrar o Dia Internacional: o Jubileu de Ouro da Ocepar. A entidade completou cinco décadas de fundação no dia 2 de abril. São cinquenta anos de atuação em prol do desenvolvimento das nossas cooperativas que, com muito profissionalismo, têm contribuído para aumentar a renda e a qualidade de vida dos cooperados e seus familiares, com impacto direto nas comunidades onde estão inseridas.
No Estado, há 217 cooperativas registradas no Sistema Ocepar, em sete diferentes ramos (agropecuário, crédito, saúde, infraestrutura, trabalho, produção de bens e serviços, transporte e consumo) que possuem 2,4 milhões de cooperados, geram 118 mil empregos diretos e faturaram R$ 115,7 bilhões em 2021. O setor também responde por aproximadamente 60% do PIB agropecuário paranaense.
Em todo o Brasil, são 5,3 mil cooperativas em atividade, com mais de 15,5 milhões de cooperados. O setor gera mais de 425 mil empregos diretos no país. E, segundo a ACI, no mundo há atualmente mais de 3 milhões de cooperativas, às quais estão vinculadas 12% da população global. Isso significa dizer que uma em cada seis pessoas do planeta é cooperativista. As cooperativas também são responsáveis por gerar 10% de todos os postos formais de trabalho existentes no globo. Nosso modelo de negócios tem características muito especiais. Uma delas, bastante importante, é que ele é focado nas pessoas.
Por isso, no Dia Internacional do Cooperativismo, nós também celebramos o Dia C – Dia de Cooperar, um movimento nacional vinculado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e de estímulo às iniciativas voluntárias e transformadoras, executadas com o apoio do Sistema OCB e das unidades estaduais. Embora o Dia C seja comemorado no Dia Internacional do Cooperativismo, as ações alusivas à data são realizadas o ano todo. No Paraná, o Sistema Ocepar vai promover a Expo PRCoop, uma feira virtual, neste sábado (03/07), para mostrar as atividades solidárias implementadas pelas cooperativas paranaenses e que estão ajudando a melhorar a vida de muitas pessoas. Você está convidado a participar conosco deste momento tão especial. Junte-se a nós acessando o site www.diacparana.coop.br. Venha fazer parte da nossa celebração!
As cooperativas também respondem por aproximadamente 60% do PIB agropecuário paranaense e na cantu tem papel importante na geração de riqueza baseado em princípios do Cooperativismo.
Companhe a matéria desenvolvida pela Campo Aberto FM.
Fonte: OCEPAR - Jornalismo RCA
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
03/07/2021