No dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher, um dos momentos mais importantes do calendário global no mês de março. A data, criada em 1917 para a celebração da luta pelos direitos das mulheres, é um marco essencial para o reconhecimento e fortalecimento do feminismo, portanto, da luta por uma sociedade mais justa e igualitária.
O que muita gente não sabe, no entanto, é a história que originou a data e porque ela é celebrada neste dia. Para se ter ideia, o evento só foi oficializado em 1975, mais de 60 anos após sua criação, em uma assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU).
O Dia Internacional das Mulheres é comemorado nesta data porque foi no dia 8 de março de 1917, na Rússia, que cerca de 90 mil mulheres operárias foram às ruas protestar por melhores condições de trabalho e de vida, uma vez que tinham longas jornadas de trabalho, recebiam muito menos que os homens e não tinham direito ao voto.
Além disso, elas também reivindicavam o fim da fome e da 1ª Guerra Mundial. Uma greve dessa proporção nunca havia sido feita antes pelas mulheres. Assim, o evento ficou conhecido historicamente como "Pão e Paz" e, mais tarde, deu origem ao Dia Internacional das Mulheres.
Mulheres na Campo Aberto FM.
Nesta quarta-feira, 8 de março, a emissora dedicou a sua programação para muitas homenagens para elas. No Alegria Geral, foram várias participações dos ouvintes deixando as mensagens de carinho e reconhecimento para todas as mulheres da região.
O nosso Jornal 94.1 Segunda Edição, produziu uma matéria especial, com mulheres de vários segmentos da sociedade que lutam e fazem a diferença no dia a dia.
Ouça a matéria com Eleandro Rodrigues.
Fonte: Campo Aberto FM
Postado por: Eleandro - Laranjeiras do Sul
08/03/2023