A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Laranjeiras do Sul iniciou, nesta sexta-feira (18), a programação da EBOM – Escola Bíblica de Obreiros e Membros, um evento que integra as comemorações pelos 65 anos da igreja no município e os 52 anos de organização como Campo Eclesiástico autônomo.
A EBOM tem como objetivo oferecer fundamentos bíblicos sólidos para o fortalecimento da fé, o desenvolvimento da vocação cristã e a capacitação de líderes e membros da igreja. Além disso, busca despertar e preparar os interessados para o serviço na obra de Deus.
A programação acontece na Igreja Sede, localizada na Rua Tiradentes, próxima ao Colégio Floriano Peixoto. Neste sábado (19), as atividades seguem a partir das 19h, e no domingo (20), também às 19h, acontece o Culto de Ação de Graças, com convite estendido a toda comunidade.
O evento conta com a presença do Conferencista e Professor de Teologia Rildo Mello, além da participação do Coral El Shaday e da dupla Edilson & Eliseu e Coral unificado, trazendo momentos de edificação e louvor.
“Agradeço ao Senhor Jesus pela oportunidade de realizarmos a nossa primeira EBOM, bem como o Culto de Ação de Graças pelo aniversário da nossa igreja. Louvo ao Senhor pela dedicação e esmero da nossa coordenação, e também por todos que cooperaram para a realização deste trabalho. Tenho certeza de que serão momentos preciosos de comunhão e aprendizado na presença do Espírito Santo”, destaca o Pastor Davi Pereira Santana, presidente da IEAD em Laranjeiras do Sul.
Raízes do Movimento Pentecostal no Brasil
A origem da Assembleia de Deus no Brasil remonta ao reavivamento espiritual ocorrido nos Estados Unidos no início do século XX. Em 1910, os missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram a Belém do Pará, trazendo a mensagem pentecostal. Apesar da resistência inicial, o movimento cresceu e, em 1911, foi fundada a Missão de Fé Apostólica, que em 1918 passou a se chamar Assembleia de Deus. Desde então, a denominação se espalhou por todo o país, tornando-se uma das maiores igrejas evangélicas do Brasil.
65 anos de história em Laranjeiras do Sul
Em Laranjeiras do Sul, a história da Assembleia de Deus começou em 1959, com a chegada do casal missionário Presbítero Iolando Maciel e Alzira Maciel, que realizavam cultos em casas e ao ar livre. Com o crescimento da obra, foi alugado um barracão e, posteriormente, a igreja teve sua sede própria construída em terreno doado pelo irmão Valdomiro Rodovanski.
A organização do Campo Eclesiástico ocorreu em 1973, sob a liderança de pastores como José Escurissa Neto, Manoel Sebastião dos Santos, Jerônimo Moreira, José Florêncio da Silva, Narciso Elias Alves e Augusto Herculano da Silva. Em 1989, a congregação de Quedas do Iguaçu foi emancipada.
Nos anos seguintes, os pastores Daniel Lagos, Hercílio Tenório de Barros e Dario de Oliveira França impulsionaram avanços estruturais e novas emancipações, como Cantagalo e Goioxim (2011) e Rio Bonito do Iguaçu (2015). Em 2023, foi criado o Campo de Nova Laranjeiras.
Atualmente, o Campo de Laranjeiras do Sul abrange os municípios de Laranjeiras do Sul, Marquinho, Porto Barreiro e Virmond.
📌 Linha do tempo
Fonte: IEAD
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
19/07/2025