No dia 6 de outubro será realizada em todo o Brasil a Eleição Unificada para escolha dos Conselheiros Tutelares. Em Laranjeiras do Sul 22 candidatos concorrem a uma das 5 vagas para função. Todos os cidadãos maiores de 16 anos com tÃtulo de eleitor regularizado podem votar, ainda que a participação seja facultativa. “Estamos no perÃodo de campanha pública, que começou no dia 14 de agosto e vai até cinco de outubro. A eleição será no dia seis e nesse dia não é possÃvel fazer campanha porque caracteriza boca de urnaâ€, Nilson Bronholo Conselheiro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Laranjeiras do Sul.
Os 22 candidatos ao Conselho Tutelar de Laranjeiras do Sul já tiveram seus números definidos. Serão eleitos os 5 candidatos mais votados para conselheiro, com mandato válido entre 2020 e 2023. O processo acontece das 8h à s 17h, no Colégio Professor Gildo AluÃsio Schuck. Cinco urnas eletrônicas serão colocadas à disposição dos eleitores do municÃpio.Â
O papel do conselheiro tutelar é de grande importância para a sociedade e a participação é fundamental. “A principal função é a de zelar pela proteção e garantia, agindo sempre que os direitos da criança e do adolescente forem ameaçados ou efetivamente violados pela sociedade, Estado, pais e/ou responsáveis ou até mesmo em razão da sua própria conduta. Representam a sociedade na proteção e na garantia desses direitos, contra qualquer ação ou omissão dos envolvidosâ€, destacou Bronholo.
A votação é aberta à população e cada eleitor deve escolher apenas um candidato. Para votar é necessário apresentar o tÃtulo de eleitor e, obrigatoriamente, um documento com foto. Estão aptos a votar todos os cidadãos que estiverem em dia com a Justiça Eleitoral. Os eleitores devem ficar atentos aos pontos de votação para participar do processo unificado de escolha que ocorrerá em todas as cidades brasileiras. Â
Candidatos ao Conselho Tutelar
Nome do Candidato e número na Urna Eletrônica
Adriana Rodakievicz – 101
Ana Karla Gazziero - 102
Arlene do Rocio de Oliveira França - 103
Cleuza Terezinha Malherbi - 104
Deise Gonçalves - 105
Dirceu Gomes da Silva Junior - 106
Elessandra Nascimento Paiano - 107
Eliana Biava - 108
Eliane dos Santos - 109
Irani de Oliveira - 110
Josnei Alves Penteado - 111
Lindamir Aparecida Teston Kurylo - 112
Lucas dos Anjos Cavalheiro - 113
Maria de Lurdes Pereira Matoso - 114
Marilda Abreu de Araújo - 115
Michele Kowalski - 116
Renata Armiliato dos Santos - 118
Renata Joelia Damasio da Gama - 119
Santina dos Santos de Barros 120
Sheila Daiana Cardoso - 121
Vagner de Oliveira Prestes - 122
Vanessa Sehn - 123
Milena Vienc, que concorreria com o nº 117 desistiu da disputa.Â
Â
Fonte: Assessoria municipal de imprensa
Postado por: Jefferson Silva
01/10/2019