Ainda estamos em meio ao inverno, que termina só no dia 23 de setembro, mas um desavisado que chegasse ao Brasil hoje poderia achar que estamos em pleno verão. O calor, afinal, predomina em todo o território nacional!
E há uma explicação: uma forte onda de calor está atuando sobre o nosso país – e ela fará as temperaturas ficarem mais altas até sábado, pelo menos. São esperados, inclusive, recordes de temperatura. Segundo as previsões do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, as temperaturas máximas devem ficar acima de 28 °C em praticamente todo o país. Em algumas regiões, os termômetros podem ultrapassar os 35 °C e chegar a bater até 40 °C - caso, por exemplo, do Mato Grosso. Aliás, há um alerta do Inmet em vigor alertando para as altas temperaturas, com leve risco à saúde, principalmente em razão do tempo mais seco.
Além do Mato Grosso, o alerta de forte calor engloba também o Tocantins, Goiás e Rondônia, além do Distrito Federa, a maior parte do Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais e de São Paulo, e também regiões do Rio de Janeiro, Maranhão, Pará, Amazonas e Bahia. Vale lembrar que, quando o calor está intenso, é preciso redobrar os cuidados com a saúde. É fundamental se manter hidratado, bebendo bastante água, e não pode esquecer do protetor solar. Nas regiões em que a umidade está baixa, o ideal é evitar a prática de exercícios ao ar livre entre 11 da manhã e três da tarde, quando o sol está mais forte.
Fonte: Rádio2
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
23/08/2023