Usinas Hidrelétricas Salto Osório e Salto Santiago, localizadas em São Jorge d’Oeste e Saudade do Iguaçu, respectivamente. Estão circulando boatos nas regiões próximas aos reservatórios sobre o rompimento da barragem das hidrelétricas devido às fortes chuvas. Confirmamos que essa informação é inverídica. Abaixo, segue o posicionamento formal das usinas.
Nota Ocicial:
Com as fortes chuvas que atingem a região, comunicamos que a operação das Usinas Salto Osório e Salto Santiago segue dentro de seus parâmetros operacionais e com constante avaliação do nível de seus reservatórios.
O reservatório da UHSS encontra-se com, aproximadamente, 89% do seu volume útil, enquanto UHSO está com 94% de seu volume útil. Além disso, os vertedouros seguem abertos buscando minimizar o impacto das chuvas e afluências da cascata, tanto a jusante quanto a montante das Usinas, e devem ter sua vazão incrementada nas próximas horas.
As Usinas mantêm contato constante com os órgãos competentes, entre eles, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil dos Municípios do entorno do seu reservatório, informando as previsões de vazão, possibilitando que estratégias e ações preventivas possam ser elaboradas, assegurando o bem-estar da população.
Esclarecemos ainda que as Usinas e todas as suas estruturas estão operando em perfeitas condições de funcionamento, com total segurança.
Fonte: Assessoria de imprensa das Usinas Hidrelétricas Salto Osório e Salto Santiago
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
30/10/2023