A Rádio Campo Aberto, foi procurada por Lico Xavier, Filho do Expedicionário Antônio Xavier do Rego, que serviu na segunda guerra mundial e hoje completaria 100 anos de vida. Vamos conhecer a sua biografia:
EXPEDICIONÁRIO ANTÔNIO XAVIER DO REGO.
Nascido em 19 de Novembro de 1921 em Papanduva, município de Prudentópolis - Paraná, filho de Joaquim Xavier do Rego e Paulina Jagas. Era ele o primeiro filho do casal de uma família de 12 irmãos, passou sua infância em Papanduva e trabalhou na roça e na colheita de erva-mate, junto de seus pais e seus irmãos.
Ao completar 18 anos alistou-se para o serviço militar na cidade de Ponta Grossa e algum tempo depois foi convocado pela Força Expedicionária Brasileira, para que se apresentasse com urgência, pois o Brasil teria que mandar seus soldados para a Itália porque havia estourado a 2º Guerra Mundial. Então o pracinha Antônio Xavier e outros milhares de soldados, partiram para o Rio de Janeiro e de lá para a Itália. Contava que viajaram de navio 14 dias e 14 noites, só viam céu e água até chegarem. Antônio se emocionava quando contava que viu muitos de seus companheiros morrerem, no desespero vários se jogaram na linha do trem no Rio de Janeiro e outros se jogaram no mar durante a viagem. Também muitos soldados morriam durante o treinamento que era uma verdadeira guerra. Ele chorava enquanto relatava o que presenciaram, todo o sofrimento, angústia, a dor, a fome e o terror de uma guerra. Permaneceu na Itália durante 1 ano. E quando a guerra acabou no dia 8 de maio de 1945, os soldados brasileiros ficaram cumprindo ordem durante seis meses
Retornaram ao Brasil, chegando em sua terra natal no dia 5 de
Novembro de 1945, Antônio foi recebido com muita festa pelos
Familiares e amigos. No ano seguinte, veio para Rio Bonito do
Iguaçu, onde comprou uma área de terra situada na localidade de
Barra Mansa do Iguaçu, hoje coberta pelas águas da represa de
Salto Santiago.
Começou a trabalhar, deixou suas roças feitas e em seguida voltou para Prudentópolis. No dia 16 de novembro de 1946 casou-se com Anair Kaminski e em janeiro partiram em definitivo para Rio Bonito, trazendo toda a sua bagagem em uma carroça, viajaram 8 dias até chegarem ao destino, onde fixaram sua residência. Dessa união do casal nasceram 7 filhos, sendo 4 homens e 3 mulheres.
O ex-pracinha Antônio Xavier continuava sua batalha numa luta dura de muito trabalho de sol a sol todos os dias, enfrentando muita dificuldade na luta da sobrevivência. Mas sempre com muita fé e coragem nunca desanimou, foram anos de trabalho pesado, até que conseguiu comprar uma boa área de terra.
Em 19 8 0 conseguiu s u a aposentadoria militar, como ex combatente da Força Expedicionária Brasileira. Então dividiu as terras com os filhos e assim suas mãos calejadas puderam descansar do trabalho, q u e enfrentou por tantos anos, desse modo pode levar a vida com mais tranquilidade e sem muita preocupação.
Mas no dia 6 de Janeiro de 1993 sua trajetória aqui na terra chegaria ao fim, caindo nos degraus da escada dentro de sua casa, sofrendo traumatismo craniano. No dia seguinte do acidente, faleceu no Hospital São Vicente em Guarapuava aos 71 anos de idade. Seu corpo está sepultado no cemitério municipal de Rio Bonito do Iguaçu.
Fonte: Campo Aberto FM
Postado por: Eleandro
19/11/2021