Nesta quinta-feira (03/09) em cerimônia nas instalações onde vai funcionar a Faculdade Campo Real em Laranjeiras do Sul, o Reitor da universidade professor Edson Aires da Silva, recebeu as chaves do prédio. A estrutura, onde funcionava o antigo núcleo Regional de Educação do Município, localizado na Rua Marechal Cândido Rondon, foi adequado para receber a mais nova universidade em Laranjeiras do Sul.
Atualmente, o Centro Universitário Campo Real conta com 17 cursos de graduação. Todos com os melhores conceitos junto ao MEC.
De acordo com o professor reitor Edson Aires da Silva, a partir desta assunção do imóvel será feitos as adequações necessárias para recebimento da comissão do Ministério de Educação (MEC) para credenciamento junto ao ministério, juntamente com os cursos novos que virão. “Essa data é muito importante para Campo Real e também para Laranjeiras do Sul, momento que oficialmente se instalamos com o Campus no município”.
Inicialmente os cursos oferecidos serão de Direito, Administração e Engenharia Civil.
O início das atividades deve ocorrer em 202. Próximos passos serão de ajustes, além da liberação da documentação junto ao Ministério da Educação, para abertura e funcionamento das atividades acadêmicas.
Para a secretária de educação Maria Luiza Simões Nunes dos Santos esse dia é pra ser comemorado, pois a Faculdade no município possibilitará aos jovens estudarem em Laranjeiras do Sul, sem deslocamento para outros centros. “ Nossos adolesces e jovens terão mais oportunidade para seus estudos. Para a secretaria de educação é gratificante, essa conquista pois pensamos na educação em Laranjeiras com carinho”.
Histórico da faculdade Campo Real
A história da Campo Real vem sendo construída há 18 anos, desde a implantação da Faculdade de Direito, em outubro de 2000. Ao longo desses anos, a qualidade dos serviços educacionais prestados, com os primeiros cursos, passando pela inclusão de novas graduações, permitiu a formação de milhares de profissionais de diversas áreas de atuação, que hoje ocupam lugares de destaque no mercado de trabalho.
Visando sempre o melhor do ensino superior e o compromisso sério com a sociedade, a Campo Real se destaca como referência no ensino superior, impactando diretamente no desenvolvimento de Guarapuava e região.
A instituição nasceu de um desejo de cidadãos em contribuírem para que o município se tornasse um Centro Universitário, que propiciasse aos estudantes de Guarapuava, de regiões vizinhas e de outras localidades brasileiras, uma formação educacional capaz de responder às exigências do mercado, visando, acima de tudo, o benefício da sociedade. Identificou-se na região a necessidade de ampliação das opções de ensino, que até então contava apenas com uma universidade estadual.
Naquele momento, os estudantes dirigiam-se até a capital do estado, cerca de 260 km distante, a fim de buscarem formação em cursos de graduação específicos, ficando dessa forma, restrito o acesso à maioria da população, pelo acréscimo de custos à formação superior.
Campo Real foi o nome dado aos campos de Guarapuava, quando por ordem de D. João VI, aqui chegaram os primeiros colonizadores. Este imperador foi o responsável pela criação da primeira escola de nível superior no país, assim, o nome é uma forma de recuperação da História de Guarapuava e da História do Ensino Superior no Brasil.
O símbolo escolhido, com a intenção de recuperar as características da região e do próprio nome da cidade é o Lobo Guará. A estrela solitária, como referência aos valores elevados nos remete à excelência em educação e ao espírito empreendedor e por isso faz parte da simbologia da Campo Real.
Após anos de muito trabalho, dedicação e conquistas, em 2018, a Campo Real atinge um novo marco, transformando-se em CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPO REAL.
O credenciamento em centro universitário foi obtido mediante solicitação ao Ministério da Educação, que após um criterioso processo de avaliação, comprovou mais uma vez a qualidade do ensino superior ofertado pela instituição.
Ser um centro universitário significa ter mais autonomia administrativa, com a possibilidade de abertura de novos cursos, foco ainda maior em atividades de extensão, beneficiando toda a comunidade, assim como cada vez maior incentivo à iniciação e à pesquisa.
A transformação em centro universitário confirma o lema “EXCELÊNCIA EM ENSINO SUPERIOR”, que sempre esteve em nosso horizonte e hoje é realidade reconhecida pelos nossos alunos, pela sociedade e também pelo Ministério da Educação.
Atualmente, o Centro Universitário Campo Real conta com 17 cursos de graduação. Todos com os melhores conceitos junto ao MEC, formando profissionais preparados para o mercado de trabalho e para o sucesso.
A Campo Real é a primeira instituição da região em conquistar o status acadêmico de centro universitário, consolidando Guarapuava com um polo educacional de excelência.
Fonte: Campo Aberto Fm
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
03/09/2020