Reconhecido como o maior produtor e exportador de tilápia do Brasil, o Paraná mantém um crescimento constante na piscicultura. Em 2024, o Brasil exportou 53,8 mil toneladas de pescados, gerando uma receita de US$ 272,9 milhões, das quais 10,8 mil toneladas foram de tilápia (AEN).
Seguindo essa tendência, o município de Laranjeiras do Sul recebeu, no último sábado, a segunda edição da Feira do Peixe Vivo, evento que movimentou o setor local, com a comercialização de aproximadamente 250 kg de peixes, principalmente tilápia. A iniciativa, organizada pela Associação Peixelar, visa estimular o consumo de pescado fresco na região e fortalecer a cadeia produtiva local.
Segundo Sidnei Braga, presidente da Peixelar, atualmente associação conta com 58 associados, dos quais 20% destinam sua produção ao mercado externo, enquanto os demais produzem para consumo próprio ou comercialização regional. A expectativa da associação é que a demanda continue em crescimento, o que exigirá aumento na produção para atender ao mercado.
Feira do Peixe Vivo e Programação para a Quaresma
Devido ao sucesso da feira, a próxima edição já está marcada para 1º de março, também em um sábado. Além disso, a Peixelar está preparando uma programação especial para a Quaresma, com feiras realizadas todos os sábados durante o período quaresmal, além de edições especiais na Quarta-feira e Sexta-feira Santa.
Em 2024, cada edição comercializou, em média, 300 kg de pescado, e para 2025, a meta é crescer 10% por feira, acompanhando a crescente demanda. Segundo a diretoria da Peixelar, a expectativa é consolidar ainda mais o evento, proporcionando aos consumidores acesso a peixe fresco de qualidade e fortalecendo o setor da piscicultura local.
(Com AEN)
Confira o áudio desta notícia:
Fonte: RCA
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
07/02/2025