“Estamos comemorando 50 anos, em 2023. São cinco décadas de inovação agropecuária, de proximidade com o produtor e também de participação na transformação do Brasil, que deixou de ser importador de alimentos, na década de 1970, para se tornar uma potência agrícola e ambiental”, afirmou nesta terça-feira, 7, o presidente da Embrapa, Celso Moretti, durante a cerimônia de lançamento de tecnologias da Embrapa, no 35º Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR). Em sua visita ao Show Rural, Moretti afirmou a importância do evento para o compartilhamento de soluções tecnológicas para o homem do campo e para todos os setores da agropecuária brasileira. A solenidade contou com as presenças do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, Neri Geller, do chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, do presidente da cooperativa Coopavel, Dilvo Grolli, do secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, entre outras autoridades.
Neri Geller, em seu discurso, enfatizou a necessidade de unir o setor agropecuário para definir as políticas públicas que interessam à sociedade brasileira. O secretário afirmou que o governo federal irá trabalhar para construir pontes e avançar nos debates públicos para resgatar programas indispensáveis à agropecuária nacional.
“Penso que cada vez mais precisamos convergir por meio do diálogo”, destacou. “No Ministério, temos o compromisso de defender o setor de forma bastante consistente para que possamos continuar produzindo, gerando emprego e renda a todos”, disse.
Um dos pontos abordados por Ortigara, em seu discurso, foi a necessidade de união de esforços em prol do agronegócio. Também reforçou a importância de se investir em conhecimento, ciência e inovação para aprimorar os processos conduzidos no campo. “Essa é a nossa disposição e estive reunido essa semana, no Show Rural, com quatro chefes de unidades da Embrapa do Sul do País para definirmos oportunidades de parcerias para o desenvolvimento do agronegócio no Paraná” afirmou Ortigara.
O chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, aproveitou a oportunidade para destacar as pesquisas que vêm sendo incrementadas para aprimorar o processo produtivo da soja. Neste sentido, explicou que o Programa Soja de Baixo Carbono está buscando parametrizar o conhecimento científico para comprovar como a produção de soja tem como base tecnologias sustentáveis. “Queremos mostrar em números que quando se adota o plantio direto e a fixação biológica do nitrogênio, por exemplo, o produtor deixa de emitir gases de efeito estufa e colabora com a descarbonização da agricultura”, disse.
Segurança alimentar
O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, parabenizou a Embrapa pelos seus 50 anos e destacou o papel da empresa na segurança alimentar. Ele citou também o compromisso do Brasil com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. “Diferente do que ocorre no mundo, aqui os produtores rurais preservam 20% de suas terras para preservar o planeta”, destacou.
Lançamentos de soja da Embrapa
A Embrapa Soja, em parceria com a Fundação Meridional, lança duas novas cultivares de soja com a tecnologia Xtend® (XTD), que combinam a alta produtividade com tolerância aos herbicidas glifosato e dicamba (BRS 2560XTD e BRS 2562XTD) e, portanto, são opção para áreas de refúgio próximas às lavouras que utilizarem a tecnologia Intacta2 Xtend® (I2X). Com o intuito de prolongar a vida útil da tecnologia e evitar a resistência de lagartas, a Embrapa considera imprescindível a adoção do refúgio. Estas cultivares de soja XTD da Embrapa tem alto potencial de rendimento e excelentes características agronômicas. A disponibilidade de sementes pode ser consultada no site da Embrapa.
Lançamento feijão: BRS FC415
Desenvolvida pela Embrapa Arroz e Feijão, a BRS FC415 apresenta alta produtividade, excelente qualidade comercial e tolerância a patógenos de solo. A cultivar destaca-se pela grande adaptação às diferentes regiões produtoras, potencial produtivo de aproximadamente 3.915 kg/ha e excelente qualidade comercial dos grãos, que possuem escurecimento lento, uma das demandas mais importantes exigidas pelo mercado atualmente. De arquitetura semiereta, ideal para colheita mecanizada, a BRS FC415 apresenta ciclo normal (85 a 94 dias, da emergência à maturação fisiológica), com resistência moderada à murcha de Fusário, viabilizando a adoção em áreas antigas de cultivo. Esse lançamento deverá contribuir para reduzir o uso de defensivos agrícolas e, consequentemente, o impacto no meio ambiente e na saúde humana, favorecendo o aumento da sustentabilidade na produção agrícola.
Lançamento publicação: Plantas que os polinizadores gostam
Editada pela Embrapa Soja, em parceria com a Bayer, a publicação Plantas que os polinizadores gostam reúne o conhecimento sobre a importância do serviço ecossistêmico de polinização e o esforço global para a produção de alimentos e outros produtos agrícolas, de forma mais sustentável.
Fonte: Fundação Meridional
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
12/02/2023