Ao levarem equipamentos eletrônicos que não utilizam mais para o descarte correto, os moradores do município de Pitanga, na Região Central do Estado, ganham uma muda de pitanga ou jabuticaba para plantar no local que preferirem. A ação acontece até esta sexta-feira (26). Uma tenda foi montada na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pitanga, respeitando todos os protocolos para evitar a contaminação pelo coronavírus.
O Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, apoia a ação da Prefeitura de Pitanga.
“É do interesse de muitas pessoas descartar o que não funciona mais e só ocupa espaço dentro de casa. Além de apoiar essa ação importante para o meio ambiente, aproveitamos para distribuir mudas e incentivar a comunidade a cada vez mais plantar árvores”, afirmou o chefe regional do IAT em Guarapuava, Elmiro Genero.
A expectativa é destinar 200 mudas de pitanga e jaboticaba à população, até o final desta semana. O gerente de Restauração Ambiental do IAT, Mauro Sharnick, destaca a produção de mudas de espécies frutíferas no Estado.
“O IAT, através dos seus 19 viveiros, produzem mais de 80 espécies nativas, entre elas as frutíferas, como pitanga, araçá e jaboticaba. Elas são muito importantes para a alimentação humana, mas mais ainda para a fauna local”, disse.
LIXO ELETRÔNICO – O posto de coleta de lixo eletrônico de Pitanga tem o objetivo de não devolver à natureza o que ela não produziu. O descarte irregular desses equipamentos pode ocasionar danos ao meio ambiente, impactando a fauna, a flora e a população.
Confira o que pode ser descartado:
Aparelhos de DVD
Aparelhos de som
Aparelhos de Fax
Aparelhos e controles
Aquecedores
Ar condicionado
Bateria de celular
Cabos
Caixa de som
Carregadores
CD-Rom
Celular
Centrais telefônicas
Chapinhas
Placa mãe
Placa de computadores
Conectores
Copiadoras
CPU
Disco Rígido / HD
Estabilizadores
Fios
Fontes
Impressoras
Máquinas fotográficas
Memórias
Modem
Monitor CRT/LCD
Mouse
Nobreak
Notebooks
Pen-drive e similares
Rádios
TVs
Fonte: AEN
Postado por: Jefferson - Laranjeiras do Sul
25/03/2021