Através de uma parceria entre a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) e execução do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR-Paraná), o governo do Estado está desenvolvendo o Programa Sementes na região de Laranjeiras do Sul. Se trata de um incentivo do governo do Estado, para alcançar famílias com vulnerabilidade social. Tem o objetivo de entregar sementes de milho e feijão para cultivo, tem duração de 3 anos, e é acompanhado pelos técnicos do IDR Paraná.
A economista doméstica do IDR de Laranjeiras do Sul, Daniela Ragazzon ressalta que uma das linhas de ação do Programa Sementes é trabalhar a segurança alimentar e nutricional das famílias, produção para autoconsumo e posteriormente como geração de renda. “Importante que durante os três anos de aplicação do Programa os extensionistas também farão a assistência técnica do processo produtivo desde o plantio até a colheita” ressaltou Daniela.
A assistente social do IDR Paraná em Nova Laranjeiras Emeline Piemontêz de Oliveira Vailatti, ressalta que o público alvo do programa é população indígenas, comunidades quilombolas e agricultores familiares com vulnerabilidade no Paraná. “Na região onde atuamos, estão sendo beneficiadas neste primeiro momento, as comunidade indígenas dos municípios de Laranjeiras do Sul, e Nova Laranjeiras e os agricultores em vulnerabilidade de Diamante do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras e Rio Bonito do Iguaçu”. Municípios e beneficiários que não estão sendo atendidos neste primeiro momento, poderão ser comtemplados posteriormente finalizou Emeline.
Ouça a entrevista anexo:
Fonte: IDR Paraná - Laranjeiras do Sul - Jefferson Silva - RCA
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
15/09/2020